Centro de Memória dos Trabalhadores da Indústria de Contagem – visitas guiadas

Nome da Instituição: Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem.

Local: Museu Histórico de Contagem.

Responsáveis pelo projeto: Noemia Rosana de Andrade.

Objetivo: Propor um debate sobre a preservação do patrimônio presente no sítio urbano: Cidade Industrial Juventino Dias, diante da construção do futuro Centro de Memória dos Trabalhadores da Indústria de Contagem. Este será construído dentro da área onde funcionava a antiga fábrica Lafersa. O objetivo é sensibilizar os participantes da importância do “lugar” para a história de Contagem, de Minas Gerais e do Brasil.A ação integra o conjunto de ações que permitirão a construção do plano museológico da instituição.

Período de realização: Fez parte da programação da 12ª Semana de Museus no mês de maio de 2014. As visitas guiadas aconteceram durante as duas últimas semanas do mês.

Local de realização: As visitas guiadas percorreram um roteiro que compreende o traçado hexagonal da cidade industrial Juventino Dias.

Públicos atingidos: Estudantes das redes públicas de ensino, operários ligados ao sindicato dos metalúrgicos de Contagem, conselheiros do COMPAC(Conselho Municipal do Patrimônio Cultural) e convidados.

Descrição da ação: A partir do tema:“Coleções criam Conexões”(Ibram – 12ª Semana de Museus), desenvolvemos uma proposta educativa de visitas guiadas à Cidade Industrial Juventino Dias, percorrendo o traçado hexagonal, passando pelas primeiras fábricas instaladas entre as décadas de 1940 e 1970. Firmamos uma parceria com a empresa responsável pela construção do Centro de Memória para despesas com transporte, material gráfico, lanche. Foram organizados grupos para os roteiros nos dias 20,22,27 e 29 de maio(manhã e tarde). O trajeto começava na Praça dos Trabalhadores e os visitantes acompanhavam por um mapa da Cidade Industrial e iam fazendo anotações sobre as impressões. Ao final, parada na praça Nossa Senhora da Conceição(ao lado da antiga fábrica da Lafersa) para as considerações finais.