Clube de Leitura Joaquim José Teixeira Leite

Nome da Instituição: Museu Casa da Hera – Ibram/MinC

Responsáveis pelo projeto: Cinthia Rocha – Técnica em Assuntos Educacionais

Objetivo: A Casa da Hera tem um passado muito ligado aos livros, como bem indica a biblioteca do Dr. Joaquim José Teixeira Leite, seu antigo dono e o homenageado do Clube por sua grande erudição. O uso do espaço para debates sobre literatura e assuntos ligados ao mundo das letras reforça o papel do Museu como local de produção de conhecimento e propicia a integração Casa/comunidade.  O Clube de Leitura Joaquim José Teixeira Leite é formado por um grupo de pessoas que têm em comum o gosto pelas letras, não importando idade ou formação. Elas combinam de ler o mesmo livro ou texto em um determinado período e depois se encontram para falar sobre ele em reuniões descontraídas, bastante produtivas e acompanhadas de um bom cafezinho.

O Museu Casa da Hera foi criado em 1968 pelo IPHAN. Em 2009, a Casa e seu acervo passaram para a guarda do recém criado Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura. Durante a mudança administrativa, o Museu permaneceu fechado por alguns meses, gerando um sentimento de frustração e distanciamento entre a comunidade e a instituição. Quando a nova direção e os novos servidores assumiram a gestão a partir de outubro de 2010, o grande desafio era reaproximar a população de seu patrimônio. Assim, os primeiros projetos criados buscaram promover a apropriação do local pela comunidade, contribuindo para a dessacralização do espaço museal.

Período de realização: Quinzenalmente, entre julho de 2011 e o presente momento.

Público atingidos: Público espontâneo. O grupo formado desde os primeiros encontros se manteve freqüentando a ação, com algumas pequenas modificações.

Descrição da ação: O Clube de Leitura ocorre quinzenalmente, em formato de café literário, na antiga cozinha da Casa. O encontro tem cerca de uma hora de duração e os temas são previamente definidos no encontro anterior. São discutidos autores, gêneros literários, livros e temáticas relacionadas a datas comemorativas e acontecimentos recentes. O lanche também procura dialogar com o assunto discutido. A pane elétrica ocorrida em julho de 2012 fez com que o horário do encontro precisasse ser alterado de 17h para 15h, o que gerou uma redução do público presente.