“Do Feijão Cru ao Girassol Maravilhoso: Fragmentos da Memória Leopoldinense”

Nome da Instituição: Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho

Responsáveis pelo projeto: Alexandre Carlos Moreira

Objetivo: O objetivo principal é o resgate da identidade local. A melhoria da auto estima dos habitantes de Leopoldina-MG, o reconhecimento dos marcos arquitetônicos e demais símbolos do patrimônio material e imaterial da cidade, bem como o conhecimento da história local é o que pretendo com essa exposição.

Período da realização: A exposição teve início em setembro de 2013 e continua, com ações complementares, até dezembro de 2013.

Públicos atingidos: O público alvo são os alunos da rede escolar (pública e privada) da cidade de Leopoldina, desde o Ensino Fundamental até os Cursos Universitários, além, naturalmente, de toda a população do município.

Descrição da ação: Preocupado com a falta de conhecimento dos alunos (em todos os níveis de escolaridade) sobre a história local, fiz uma extensa pesquisa iconográfica sobre o município de Leopoldina, entre o final do Séc. XIX e a segunda metade do Séc. XX e, tendo estabelecido 10 eixos temáticos (entre pessoas naturais de Leopoldina, já falecidas e patrimônios materiais e imateriais da cidade), montei uma exposição que visa estimular a curiosidade, o conceito de cidadania, a auto estima e a conscientização da necessidade de respeito e conservação ao patrimônio histórico-cultural, material e imaterial, do município. Para a montagem foram utilizadas mais de 100 fotos antigas de acervos públicos e particulares da localidade montadas em PVC rígido e dispostas em eixos temáticos. Contatei, também, a Superintendente Estadual de Educação, as Secretária Municipais de Educação e Cultura e os diretores de escola e estabelecemos um cronograma de visitações guiadas pela exposição. Nos próximos 3 meses está programada uma oficina de fotografia sobre o espaço urbano, e uma de vídeos realizados com depoimentos de moradores mais antigos da cidade.

Para mais informações acesse o Blog da Casa da Leitura.