PNEM

Eventos

Confira a Agenda Completa de Encontros do PNEM em 2014.
___________________________________________________________

I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia – I SINPEM

Concebido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo – PPGMus/USP, o I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia busca divulgar a produção acadêmica deste campo e estabelecer diferentes níveis de interlocução com as políticas públicas voltadas à proposição e ao gerenciamento de museus e com a formação profissional.O evento ocorrerá de 2 a 5 de setembro em São Paulo. Mais informações em: http://prpg.usp.br/museus.cpg/eventos/mostrar/4207
____________________________________

Palestra e Oficina sobre Educação em Museus com Gabriela Aidar* em Florianópolis/SC

A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), o Laboratório Virtual de Arte Interativa para Públicos Especiais (LAVAIPE) e a Associação de Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC) promove dois eventos em junho:

Palestra: Programas educativos inclusivos em museus: a experiência da  Pinacoteca do Estado de São Paulo
Quando: 19 de junho – 15h às 17h
Onde
: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura
Quanto
: gratuito (vagas limitadas)
Inscrições
http://tinyurl.com/PalestraAidar

Oficina: Projetos educativos inclusivos em museus: propostas e possibilidades
Quando:
20 e 21 de junho – 13h às 18h
Onde
: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC)  –  Centro Integrado de Cultura (CIC)
Quanto
: gratuito (vagas limitadas)
Número de vagas
: 30
Carga horária
: 10h
Inscrições
http://tinyurl.com/OficinaAidar

*Gabriela Aidar é coordenadora dos  Programas Educativos  Inclusivos do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Mais informações sobre os eventos: http://www.remsc.blogspot.com.br
____________________________________________

17/06/2013 – A Rede de Educadores em Museus (REM) da Bahia realiza na segunda-feira o II REM-Encontros “Reflexões sobre Educação em Museus”

Quando? 17/06 – das 14h às 17h
Onde? Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica – Rua Frei Vicente 03, Pelourinho, Salvador/BA.
Inscrições: rem-bahia2010@gmail.com
____________________________________________

Rio Grande do Sul e São Paulo realizam encontros de museus em junho

11 a 13/06/2013 – Entre os dias 11 e 13 de junho, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu Hipólito José da Costa e o Museu Militar do CMS recebem o 13° Fórum Estadual de Museus do Rio Grande do Sul– evento promovido pelo Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura.Incluindo palestras, debates e apresentações culturais, o evento coloca em pauta as políticas públicas que circundam os museus, analisando os processos históricos de construção museológica e as perspectivas futuras na área. Com inscrições abertas até amanhã (7), o Fórum conta com atividades pela manhã, tarde e noite. Acesse a programação completa e saiba como se inscrever.

19 a 21/06/2013 – Já o 5º Encontro Paulista de Museus é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, executada pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus e pela Organização Social de Cultura ACAM Portinari. O Encontro, que acontece no Memorial da Ámérica Latina entre os dias 19 e 21 de junho, propõe debater políticas públicas para as instituições museológicas brasileiras e ampliar a interlocução e a rede de colaboração dos museus paulistas. Acesse a programação e saiba como se inscrever.
______________________________________________

11/06/2013 – Palestra – Museu e Escola: Atravessando fronteiras.
Coordenado pelo Museu de Artes Visuais da Unicamp, tem como propósito promover e ampliar a discussão sobre as possibilidades de construir comunidades de aprendizagem, que integrem escolas e museus, apresentando alternativas à forma tradicional como cada um destes espaços entende e promove conhecimento. Serão abordados os seguintes temas: atravessar fronteiras entre palavra e imagem; a contribuição de Suzana Rodrigues, pioneira do serviço educativo no MASP na década de 1950; a experiência recente do MAR- Museu de Arte do Rio; o papel do professor na construção do conhecimento; públicos especiais e acessibilidade; o carácter participativo dos museus na atualidade. Quando? 11 de junho a partir das 9h00. Onde? Auditório do Centro de Convençõesna Unicamp/Campinas-SP. Inscrição: http://foruns.bc.unicamp.br/
_____________________________________________

09 a 10/06/2013 – Encontro Estadual de Estudantes de Museologia do Rio Grande do Sul (EEEMUS-RS)

O PNEM estará presente na programação do EEEMUS-RS que tem como tema “A profissionalização d@ Museológ@ u0026amp; Museologia Social”. O evento ocorrerá nos dias 08, 09 e 10 de junho, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

Mais informações:
http://www.estudantesmuseologiars.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/EEEMRS
____________________________________________

06/06/2013 – Museus Ibram no bairro de Santa Teresa (RJ) articulam criação de Rede de Cultura local

O Museu Casa de Benjamin Constant e o Museu da Chácara do Céu, ambos situados no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, e integrantes da estrutura do Ibram/MinC, estão articulando, junto com instituições e produtores culturais do bairro, a criação de uma Rede de Cultura local.

A primeira reunião foi realizada durante a 11ª Semana de Museus, nos jardins do Museu Casa de Benjamin Constant. O evento serviu para os museus darem corpo à sua missão de estimular as ações culturais em seu território, além de mapearem a atual situação da cultura em seu entorno.

A segunda reunião está marcada para o dia 06 de junho, às 10h, e será no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa – Rio de Janeiro). O objetivo deste segundo encontro é dar início ao planejamento das ações e parcerias discutidas na primeira reunião, além de abrir espaço para que outras instituições culturais do bairro possam participar. Mais informações: museubenjaminconstant@gmail.com
__________________________________________________

14 a 19/05/2013 – II Seminário de Patrimônio Imaterial “Simbora! É hora, é hora…”
Ocorrerá na 11ª Semana de Museus e a programação será composta por mesas temáticas com diálogos, debates e  rodas de conversa, vivências, apresentações culturais, palestras e exibição de vídeos. O objetivo é ampliar o debate, sobretudo com ênfase nas práticas e manifestações culturais de matriz africana, da salvaguarda da Capoeira e do Jongo, apresentando novos desafios e possibilidades para a implementação das políticas públicas nacionais do patrimônio imaterial no âmbito municipal.Quando? 14 a 19 de maio de 2013. Onde?  A sede do Ibaô fica na rua Ema, n. 170 – Vila Padre Manoel da Nóbrega, em Campinas, SP.
__________________________________________________
7 a 10/05/2013 – Entre maio e setembro ocorrerá o curso para educadores de museus e centros culturais: Que público é esse? que será ministrado em 6 cidades do estado de São Paulo. Quem promove o curso é a empresa PERCEBE com o financiamento do Instituto Votorantim. Em São Paulo, aulas acontecerão entre os dias 7 e 10 de maio na Estação Pinacoteca e serão ministradas pela empresa Percebe. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 15 de abril. Mais informações em: http://percebeeduca.com.br/que-publico-e-esse/
___________________________________________________
4 a 5/04/2013 – 1º Encontro de Educadores para Museus
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), através do Centro de Pesquisas Museológicas/Museu Sacaca, realizará encontro com diretores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas das redes Estadual, Municipal (Macapá e Santana) e escolas particulares. O objetivo do encontro é instrumentalizar as instituições educativas a utilizar o Museu como ferramenta pedagógica de qualificação do atendimento às escolas. O evento acontecerá no período de 04 e 05 de abril de 2013 no Auditório Waldemiro Gomes/Museu Sacaca. A Instituição espera um público estimado em 1.200 profissionais das escolas públicas e privadas, nos dois dias de evento. fonte: http://www.iepa.ap.gov.br/noticias/2013/31.php
____________________________________________________
2 a 5/04/2013 – Chamada aberta para envio de trabalhos para o IV Seminário REM-GO
A Rede de Educadores de Museus de Goiás está com chamada de trabalhos aberta para seminários que tem como Tema Educação, Museus e Cidades e ocorrerá de 2 e 5 de abril em Goiânia. Veja a notícia completa aqui.
___________________________________________________
06/04/2013 – Debate sobre o PNEM com palestra com o tema “mediação profissional em instituições museais”. Onde? ULBRA – Campus Canoas/RS no dia 06 de abril de 2013. O evento contou com a parceria do Sistema Estadual de Museus, o Museu Histórico de Canoas e o Arquivo Público da cidade. Confira a programação na imagem ao lado.
____________________________________________________
05/04/2013 – Museu de Arte Murilo Mendes – MAMM – em Juiz de Fora/MG em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus convida para um encontro que pretende estimular o diálogo e fomentar as propostas para a construção do Programa Nacional de Educação Museal – PNEM.  O evento contará com a mediação da arte educadora, coordenadora do eixo de gestão do PNEM e diretora do Museu Casa da Hera em Vassouras-RJ, Sra. Daniele de Sá. Leia a carta convite.Quando? 05 de abril, das 14 às 18 horas.
Onde? Museu de Arte Murilo Mendes, Rua Benjamin Constant 790, Juiz de Fora/MG

___________________________________________________
04/04/2013 – O Museu de Ciência e Vida no Rio de Janeiro promove no dia 4 de abril a partir das 10h a palestra Educação em Museus com a diretora do Museus da República/Ibram Magaly Cabral.
Mais informações aqui.___________________________________________________
01/04/2013 – A Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul – REM/RS com o apoio de diversas instituições museais promove consulta pública para colaborar com a construção do PNEM com reflexão sobre os 9 eixos. A participação no evento conferirá um certificado de 5 (cinco) horas.Quando? 01 de abril, às 17h Onde? Planetário Prof. José Baptista Pereira/PROREXT/UFRGS Av. Ipiranga, 2000. Porto Alegre/RS
_________________________________________________
20/03/2013 – O curso de História e Pós-Graduação em História da Unisinos/RS organizam o  Seminário para debater contribuições para o Programa Nacional de Educação Museal – PNEM
Onde? Unisinos – São Leopoldo/RS
Quando? Dia 20/03 das 10h às 20h
Confira a Programação aqui.
___________________________________________________
11/03/2013 – A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC, com o apoio do Sistema Estadua l de Museus, convida para a mesa redonda: “Museu e Educação: diálogos para a construção do Programa Nacional de Educação Museal – PNEM.”
Onde? Centro Integrado de Cultura (CIC), bairro Agronômica, Florianópolis/SC
Quando? 11 de março, das 13:30 às 17:30
Contato:
remsc2010@gmail.com
Informações completas aqui no folder
____________________________________________________
11/03/2013 – A Rede de Educadores em Museus – REM/RJ – realizou no dia 25 de fevereiro sua primeira reunião para elaborar propostas para o PNEM. Foram debatidos os temas dos GTs Perspectivas Conceituais, Formação, Qualificação e Capacitação e Acessibilidade. No próximo dia 11 de março será realizada mais uma reunião para debater os demais temas. Foram feitas propostas de realização de seminários, de criação de cursos de aperfeiçoamento, parcerias com instituições de formação, entre outras. Estas propostas, elaboradas coletivamente, serão postadas pela Rede no fórum de debates virtuais após o dia 11. O fomento do debate do PNEM é uma iniciativa da REM/RJ. Participe da próxima reunião!
Onde? Espaço Oi Futuro, Rua 2 de dezembro, 63, Catete. Rio de Janeiro/RJ
Quando? 11 de março, das 9:00 às 17:00.