Encontros sobre o PNEM no RS

Mesa Redonda sobre o PNEM  na UFRGS

A Semana Acadêmica Integrada das Ciências da Informação, promovida pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia – CABAM-UFRGS contou com a mesa redonda Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) – Um debate necessário. Ocorrida em Porto Alegre-RS em 24/05, o evento foi bastante animado, envolvendo cerca de 20 a 25 pessoas – dentre estudantes e professores da museologia da UFRGS, além de outros interessados no tema. Além da participação de Diego Vivian – Coordenador do GT Museus e Comunidade do PNEM, que tratou do processo de construção do PNEM; estiveram presentes  a coordenadora geral da REM-RS e articuladora do PNEM que abordou a importância da organização em rede por parte dos educadores; uma museóloga que abordou os 10 anos da PNM e um arquiteto e uma técnica de museu municipal que abordaram a acessibilidade em museus.

reunião PNEM na Lomba do Pinheiro
Reunião PNEM na Lomba do Pinheiro

Outro evento relevante ocorreu no dia 25 de maio no Ponto de Memória Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A reunião de articulação sobre o PNEM, contou com o Coordenador do GT Museus e Comunidades do PNEM, o Conselho Gestor do Ponto de Memória da Lomba do Pinheiro, a Rede de Pontos de Memória e Iniciativas Comunitárias em Memória e Museologia Social do Rio Grande do Sul (REPIM-RS) e a Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul (REM-RS).

O tema central do encontro foi a construção do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). Na abertura a Coordenadora da REM-RS, Márcia Vargas, destacou a importância da organização em rede por parte dos educadores dos museus e mencionou os debates e as ações desenvolvidos pela REM-RS e o Ponto de Memória da Lomba do Pinheiro na construção do PNEM. Diego Vivian do IBRAM/MinC, apresentou um resumo das propostas do Grupo de Trabalho do PNEM – Museus e Comunidade no fórum virtual. Tratou-se também da metodologia adotada para a construção do PNEM que visa elaborar diretrizes voltadas aos museus no que tange às suas ações educativas, fortalecendo a dimensão educativa em todos os espaços do museu e fornecendo subsídios para a atuação dos educadores. Chegou-se a um consenso sobre a necessidade de fortalecer as políticas públicas voltadas para os museus e as comunidades, de acordo com o que está previsto na Politica Nacional de Museus e no Plano Nacional Setorial de Museus.

Exposição Lomba do Pinheiro