Encontro Regional do PNEM no Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo

Mais um encontro de muito sucesso para debater o PNEM aconteceu em São Paulo no dia 26 de maio.

Sediado no Departamento de Letras e Ciências Sociais da Universidade de Taubaté, o Encontro contou com a coordenação de Ozias Soares (GT Perspectivas Conceituais) e de integrantes da REM da região, como a Professora Raquel Abdala (Unitau) e Tina Lopes (Museu Casa de Monteiro Lobato), tendo a participação de mais de 50 pessoas.

Mesa de abertura do evento, com o Prof. Dr. José Felício Goussain Murade – Pró-Reitor de Extensão da
Universidade de Taubaté; Claudio Marques – Secretário de Cultura e Turismo de Taubaté; Wanderlan Carvalho – Diretor da Divisão de Museus e Patrimônio Histórico de Taubaté; Djalma Penha – Conselheiro estadual do SISEM
(Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo) e Ozias de Jesus Soares, coordenador do Eixo Perspectivas Conceituais do PNEM.

Durante o Encontro, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir os diversos eixos temáticos do PNEM. Todos os grupos apresentaram importantes debates no que respeita à educação museal. Dentre eles, ressaltou-se a questão de pessoal qualificado para atuação no campo museal, a questão da formação dos mediadores em museus, a relação museu-escola, os desafios dos museus da região, a carência de profissionais, entre outros temas.

Participantes do evento no auditório

Alguns participantes presentes estavam diante de uma novidade em termos de educação museal e o conhecimento da existência de um documento histórico como o Programa Nacional de Educação Museal os deixaram bastante entusiasmados com os avanços e amadurecimento do campo. Assim, além de toda discussão e coleta de propostas e adendos ao Documento Preliminar do PNEM, o  encontro serviu também para congregar educadores e profissionais de diferentes museus da região, debater suas ideias, dividir sugestões e angústias do cotidiano museal.

Grupo debate eixos temáticos do PNEM

Destacamos o esforço e recursos dispendidos pela Universidade e demais parceiros do Encontro Regional. A organização do evento providenciou camisetas, banner, crachás, além de dedicada equipe na condução do encontro, que teve ampla repercussão na mídia.

Muitos outros Encontros do PNEM ainda estão para acontecer! Informe-se com a Rede de Educadores ou Sistema Estadual de Museus de sua região.