Concepções de Educação

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Este tópico contém 16 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez por  Caroline Menezes 5 anos, 5 meses atrás.

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  • 04/04/2013 em 1:03 #1206

    Ozias, interessante esse debate sobre o conceito de museu.

    Participo de um grupo de estudos dentro do meu programa de mestrado em educação cujos integrantes tem formação distinta uns dos outros (história, educação física, pedagogia, publicidade e propaganda), mas o que nos une é que todos estão discutindo educação em espaços fora da escola. Cada um tem um objeto de pesquisa por meio do qual discute o conceito de educação presente neste objeto, tais como uma revista de circulação nacional, um museu, uma escola de samba, núcleos de resistência (coletivo de pessoas na defesa da educação a partir de uma temática específica) e a maior dificuldade que temos encontrado é sermos reconhecidos enquanto pesquisadores da área da educação!

    O “sucesso” do museu, digamos assim, me parece que está totalmente atrelado à forma como é compreendido pela escola, pois me parece que quando inserimos o espaço museal dentro daquilo que se chama educação “não-formal”, há uma brecha para a escola considerar que a educação que lá se desenvolve não é sistematizada e está mais para um passeio cultural do que para a construção do conhecimento.

    Trabalhar o conceito do museu no museu é importante, mas levar essa discussão para a gestão escolar me parece mais importante ainda… fazendo com que a escola compreenda a complexidade que envolve a educação em museus e o preparo necessário da equipe dos educativos dos museus. O que se faz no museu é educação e precisa ser encarada como tal.

    07/04/2013 em 19:11 #1251

    Caroline Menezes
    Subscriber

    Caros colegas,

    Acredito que o PNEM possa possibilitar um avanço para sermos melhor compreendidos pelos espaços de educação formal, especialmente as escolas, uma vez que uma das funções desse documento é apresentar de forma ampla e pública referenciais teóricos que caracterizam as ações educativas nos museus.

    Neste sentido, uma reflexão conceitual que me parece pertinente é a respeito da(s) experiência(s) educativa(s) possível(s) no museu, de acordo, claro, com os diferentes perfis institucionais. Me parece que a perspectiva processual, característica do ambiente escolar, é um relevante diferencial a ser levado em conta.

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