Onde está a sustentabilidade?

Home Fóruns Sustentabilidade Onde está a sustentabilidade?

Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez por  Manoella Evora 5 anos, 8 meses atrás.

8 posts - 1 de 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • 29/11/2012 em 11:34 #416
    girlene.bulhoes
    girlene.bulhoes
    Subscriber

    Como está a discussão sobre a sustentabilidade das ações educativas nos Museus? Esta é uma preocupação presente nas instituições museais?

    03/12/2012 em 13:43 #464
    Fernanda Castro
    Fernanda Castro
    Subscriber

    Girlene, o que seria a sustentabilidade das ações educativas?

    04/12/2012 em 13:11 #487
    girlene.bulhoes
    girlene.bulhoes
    Subscriber

    Fernanda, novamente uso as suas palavras: entendo que a sustentabilidade das ações educativas refere-se a pensarmos e desenvolvermos ações (educativas) que contemplem “uma forma de agir que vise a preservação e educação ambiental, o uso inteligente de recursos naturais, humanos e demais recursos necessários às ações cotidianas”, tanto no que se refere à forma como realizamos as ações quanto aos contéudos abordados nestas ações.  Diante do (bem-vindo) uso cada vez mais frequente nos museus de recursos tecnológicos informatizados, às vezes me faço uma pergunta até simplória: e se faltar energia?

    06/12/2012 em 14:49 #513
    Ozias Soares
    Ozias Soares
    Subscriber

    Fico observando nas médias e grandes exposições nas capitais brasileiras o volume de recursos e o desperdício percebido ao final das exposições… Mesmo em museus menores, em exposições menores, a lógica do “tá pago!” impregna as nossas ações. Curadores, designers, arquitetos, museólogos etc, pensam em maravilhosas expografias! Mas, qual o destino dos banners, dos acrílicos, dos papéis, das vitrines de compensado, dos mdf´s  e outros materiais, dos plásticos, das lâmpadas (lindas, né?!) e… poderíamos multiplicar os exemplos… Imaginem os educadores de museus e centros culturais conversando sobre o que acontecerá com todos aqueles materiais quando a exposição sair de cartaz!!!! Acho que como educadores poderíamos começar por aí…

    06/12/2012 em 18:25 #526
    girlene.bulhoes
    girlene.bulhoes
    Subscriber

    Sim, Ozias. Além do desperdício para o meio-ambiente como “um todo”, digamos assim, no caso dos museus menores, existem as questões práticas a serem colocadas, como, por exemplo, onde guardar tantos objetos. Uma saída paliativa pode ser o empréstimo de exposições, mas um dia elas voltam e aí?

    26/12/2012 em 15:41 #625

    Juliane Novo
    Subscriber

    Pouco se aplica e se discute a questão da sustentabilidade na área museal. Nas instituições que atuo estamos elaborando atividades para um evento especial e pouco foi discutido sobre a reutilização de materiais para futuras exposições ou reaproveitamento de materiais de outras instituições/exposições. Considera-se a estética e a economia desvinculadas da sustentabilidade na compra de materiais, montagem e desmontagem de cenários e no armazenamento desses recursos. Talvez essas questões ambientais em exposições e museus serão consideradas quando existir uma regulamentação específica. Acredito que alguns fatores também contribuem para esse cenário como:

    - A falta de profissionais da área ambiental envolvidos na área museal: existem poucas pessoas que possuem formação técnica ou acadêmica na área ambiental que trabalham com/em museus

    - A falta de treinamento profissional: não há palestras ou cursos sobre sustentabilidade em museus/exposições.

    - Cenário das questões ambientais: é uma área em crescimento que atingiu parcialmente o cotidiano das pessoas e outras áreas profissionais.

    Talvez uma ideia para minimizar os impactos e a quantidade de recursos utilizados pelos museus e exposições seria criar um banco de empréstimos e trocas de materiais entre instituições.

    26/12/2012 em 19:12 #626
    girlene.bulhoes
    girlene.bulhoes
    Subscriber

    Obrigada por suas profícuas contribuições, Juliane. Feliz 2013!

     

    14/03/2013 em 19:24 #1078

    Manoella Evora
    Subscriber

    Acredito que a questão ambiental não precisa ser abordada apenas em ações educativas específicas e pontuais.

    Podemos ir além, inserindo (sempre que possível) o tema nas ações que usualmente fazemos, ainda que de uma maneira mais discreta, mas de forma recorrente.

8 posts - 1 de 8 (de 8 do total)

O fórum ‘Sustentabilidade’ está fechado para novos tópicos e respostas.