PNEM

Propostas de Ações Rio Grande do Sul

Home Fóruns Histórico PNEM Museus e Comunidade Propostas de Ações Rio Grande do Sul

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1238

    O GT Museus e Comunidades, constituído na REMRS, considera que há necessidade de esclarecer o conceito de comunidade empregado pelo PNEM, assim como sugere que este seja adotado pelo GT Museus e Comunidades. Portanto, apresenta-se aqui o conceito de comunidade definido na Carta das Missões.

    “(…) entende por comunidades grupo ou grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social unidas por vínculos históricos relacionados a aspectos territoriais, étnicos, culturais e/ou de gênero, em especial quando movidas ou organizadas em prol da defesa e promoção do Direito à Memória e à História, assim como a outros tópicos dos Direitos Humanos e Culturais; (…)

     

    Tópico: Encontros

    Propostas:

    Garantir recursos financeiros para encontros presenciais, que versem sobre o tema Museus, Comunidade e Educação, propiciando a ampla participação de representações das comunidades.

     

    Tópico: Participação Comunitária

    Propostas:

    Observar as diversas realidades e peculiaridades das comunidades;

    Garantir participação de representantes de comunidades em comitês e conselhos de museus;

    Realizar diagnósticos e pesquisas que ambasem a atuação dos profissionais dos museus junto às comunidades, respeitando o interesse das comunidades.

     

    Tópico: Ações Educativas e Memória Social

    Propostas:

    Construir de forma participativa com comunidades, ações educativas que considere as diversas realidades das comunidades;

    Estabelecer redes de parcerias com escolas e grupos sociais para desenvolver novas metodologias que considere a diversidade étnica e cultural dos grupos historicamente excluídos;

    Estimular ações que desenvolvam o reconhecimento das comunidades, permitindo visibilidade e protagonismo de grupos historicamente excluídos.

    Participantes do GT:

    Aline Lied

    Cláudia Feijó da Silva

    Diego Luiz Vivian

    Isabel Silveira dos Santos

    Manuela Garcia Moraes

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Museus e Comunidade’ está fechado para novos tópicos e respostas.