Encontro dos Coordenadores dos Grupos de Trabalho do PNEM

Nos dias 6, 7 e 8 de agosto a Coordenação de Museologia Social e Educação do Ibram e os coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) do PNEM se reuniram no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Foi muito bacana! Fomos muito bem acolhidos no belo Museu e discutimos bastante sobre as propostas enviadas por todos aqueles que participaram dos fóruns temáticos do Blog. Este encontro também foi importante para que definíssemos os próximos passos a serem dados para a construção do Programa.

Os coordenadores avaliaram que o Blog tem sido uma importante ferramenta para comunicação e interlocução com a sociedade sobre o tema da educação em museus, mas que seria bem legal ampliar o debate e trazer a conversa para momentos presenciais. Portanto, estamos prevendo novos encontros pela frente para seguirmos nesta importante discussão.

No encontro, cada coordenador relatou como foram as discussões nos seus Fóruns e as questões polêmicas levantadas. No eixo Acessibilidade, conversamos sobre o lema “nada sobre nós sem nós” e sobre a acessibilidade atitudinal, que muitas vezes é mais importante que a instalação de equipamentos para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Um assunto que apareceu em diferentes eixos foi a importância da participação dos educadores em todo o processo de montagem de exposições e na construção do plano museológico. Para a valorização e formação de educadores nos museus foram sugeridas diversas propostas, como firmar parcerias com as universidades, destacando também a importância da pesquisa na ação dos educadores. No GT de Perspectivas Conceituais ocorreu um debate acalorado sobre o uso do termo ‘mediação’ no lugar de ‘visita guiada’. Debatemos também sobre o papel da educação na relação dos museus com a comunidade, e a importância de se definir o conceito de comunidade a ser adotado no PNEM.

Para dar encaminhamento às decisões tomadas na reunião, foram compostas comissões de trabalho, envolvendo a equipe da Comuse e os coordenadores dos GTs. Uma comissão ficou responsável por finalizar a redação do documento a ser organizado com os princípios e as propostas enviadas a cada eixo. As outras tiveram como atribuição a organização dos Encontros Regionais e Nacional a serem realizados a partir da articulação com os diversos setores e atores que participaram do PNEM.

A previsão é que até final de outubro o documento preliminar esteja pronto. A equipe do PNEM já iniciou as preparações para as parcerias na realização dos encontros. Enquanto isso o Blog continuará aberto para recebimento de notícias, eventos e relatos de experiências relacionadas à educação museal. Também foram pensadas diversas novidades para agitar o Blog. Aguardem!