PNEM

Leitura de Objetos

Nome da Instituição: Museu Casa Histórica de Alcântara

Responsáveis pelo projeto: Liz Renata Lima Dias

Objetivo: Estimular a compreensão crítica global dos significados das peças do acervo e de objetos em geral. A finalidade é reduzir o caráter de passividade na visitação ao acervo.

Período de realização: Em maio de 2011 e março de 2013.

Públicos atingidos: O público alvo são estudantes de diversos níveis de ensino. A ação já foi realizada com alunos do 7º e 8º ano e da 4ª série.

Descrição da ação: A atividade de descobrir e interpretar objetos é realizada a partir de três momentos. Após a definição dos objetos é entregue uma ficha de perguntas para o aluno ou grupo de estudantes. Nessa etapa o aluno observa e realiza a análise a partir da ficha. Posteriormente é entregue uma imagem vinculada ao objeto para que o aluno continue a observação e análise comparativa e contextual em torno do objeto e imagem. No segundo momento os estudantes são reunidos e explanam para todos as suas considerações em torno do objeto e imagem. O condutor da atividade (educador do museu) estimula a participação coletiva. Finaliza-se com uma produção artística ou textual dos alunos sobre os aspectos que mais chamaram a atenção dos estudantes durante toda a atividade. É interessante que o professor estenda a abordagem para a sala de aula.

Em 2011 foi realizada a ação Leitura de objetos com enfoque no tema escravidão. Já em 2013 o enfoque foi o universo feminino. Para a ação são utilizadas fichas, papel, pranchetas, lápis, borracha, pincel e recursos audiovisuais.

Para mais informações acesse o Blog do Museu de Alcântara.