Mostra Itinerante Museu e Consciência Ambiental

Nome da Instituição: Museu Casa Histórica de Alcântara/Ibram

Responsáveis pelo projeto: Liz Renata Lima Dias

Objetivo: Sensibilizar a comunidade de Alcântara para a preservação e valorização do meio ambiente, através de uma mostra educativa.

Período de realização: Em junho de 2012

Públicos atingidos: Estudantes do ensino infantil, fundamental, médio e superior

Descrição da ação: Em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, preparou-se uma mostra itinerante para percorrer as escolas da sede de Alcântara enfocando o Lixo – sua História, os impactos sobre os seres vivos, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e práticas cidadãs, além da realidade na cidade de Alcântara. A mostra reuniu cartazes, materiais descartados, reaproveitados e reciclados, imagens fotográficas do lixo em Alcântara, destacando o Lixão onde são depositados todos os resíduos da cidade e vídeos sobre o tema. A mostra foi aberta no dia 06 de junho na escola Inácio de Viveiros Raposo, atingindo alunos do ensino fundamental. A mostra foi montada no pátio da escola e foi realizada nos turnos matutino e vespertino. Já no dia 8 a ação educativa ocorreu na escola Dr. João Leitão, atingindo alunos do ensino médio. Nesta instituição houve a premiação da melhor redação com o tema “O Lixo em Alcântara”. As atividades foram realizadas no auditório da escola à tarde e à noite. Dia 12 de junho o jardim de Infância Inácio de Viveiros Raposo recebeu a mostra nos turnos matutino e vespertino. Atendendo ao público infantil foi incorporado à mostra um desenho animado da turma da Mônica, cuja abordagem era o lixo. Já o encerramento da ação ocorreu no dia 14 de junho na Unidade Integrada Presidente John Kennedy, no turno vespertino, atingindo alunos do ensino fundamental maior. A Mostra Itinerante foi realizada em parceria com o 5º período da turma de Gestão de Turismo do IFMA de Alcântara. As informações eram passadas pelos estudantes desta instituição de ensino e pela educadora do museu, que também coordenou a atividade em conjunto com a professora Karoliny Diniz do IFMA Campus Alcântara.

Para mais informações acesse o Blog do Museu de Alcântara.