PNEM

Museu Anfitrião

Nome da Instituição: Museu Casa Histórica de Alcântara/Ibram

Responsáveis pelo projeto: Liz Renata Lima Dias

Objetivo: O objetivo da ação é estimular a visitação de grupos escolares ao Museu Casa Histórica de Alcântara e promover a aproximação do público estudantil com o patrimônio museológico.

Período de realização: A ação vem sendo realizada desde 2011. Não segue um calendário regular porque são as escolas que solicitam o agendamento.

Públicos atingidos: Estudantes de vários níveis e esferas de ensino.

Descrição da ação: A ação ocorre inicialmente com o agendamento pelo professor em uma visita ao museu, direcionada para um determinado enfoque. Assim, a equipe do MCHA prepara o roteiro de visitação. Quando o enfoque é sobre o próprio museu, a educadora realiza anteriormente uma palestra explicando sobre o papel do museu na sociedade, os trabalhos realizados e os profissionais que atuam nestas instituições. A duração da palestra e da visita é determinada pelo professor. São utilizados recursos audiovisuais e há a proposta de entregar uma cartilha sobre o MCHA para os alunos ao final das visitas, contudo ainda se aguarda a reprodução das mesmas. A equipe é formada pela educadora, por um estagiário e por uma recepcionista.

Para mais informações acesse o Blog do Museu de Alcântara.