MUSEU SOLIDÁRIO: MUZAR VISITA COMUNIDADES QUE NÃO TEM ACESSO AO MUSEU

Nome da Instituição: Fundação Universidade de Passo Fundo

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MUSEU ZOOBOTÂNICO AUGUSTO RUSCHI

Responsáveis pelo projeto: Flávia Biondo da Silva

Objetivo:Envolver os colaboradores do museu em causas sociais e oportunizar às comunidades carentes e em situação de vulnerabilidade social, o acesso à cultura museológica.

Objetivos específicos:– Possibilitar a troca de saberes científico e popular, instigando o espírito de solidariedade e sensibilizando os colaboradores do Muzar para o reconhecimento de diferentes realidades das comunidades carentes e em situação de vulnerabilidade social, reconhecendo a responsabilidade social da instituição museológica.- Oportunizar às comunidades carentes e em situação de vulnerabilidade social o contato com o acervo museológico de ciências naturais, esclarecendo curiosidades e mitos e sensibilizando para a preservação da natureza e conservação do meio ambiente.

Período de realização: 21 e 23 de setembro, durante a 5ª Primavera dos Museus, comemorada de 19 e 25 de setembro de 2011.

Públicos atingidos: Crianças, idosos, doentes e principalmente mulheres mães.

Descrição da ação: No ano de 2007, na Semana de Comemoração dos 32 anos do Muzar, de 20 a 23 de agosto, promoveu-se umDia da Solidariedade. A equipe do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo doou um dia de trabalho ao Comitê de Cidadania. Acompanhando as atividades do Comitê, ajudou na coleta de alimentos bem como na sua distribuição junto às comunidades carentes. Neste processo, mulheres, realizam trabalhos artesanais em troca do alimento, a equipe vivencioua oficina de Crochê, neste dia. Na etapa seguinte, o Muzar recepcionou o grupo Comitê da Cidadania em uma visita especial às exposições em sua sede.

Em 2008, a proposta transformou-se projeto Museu Solidário, que durante a Semana Nacional de Museus 2008/IPHAN, nos dias 12, 13 e 21 de maio, oportunizou à comunidade que não tem acesso ao museu universitário, um momento de integração, através do contato com peças museológicas e ações educativas ambientais. As atividades de exposição e oficina foram realizadas na Casa de Idosos Nossa Senhora da Luz – Bairro Lucas Araújo, na Casa Lar da Menina/Fundação Beneficente Lucas Araújo e na Fazenda da Esperança Nossa Senhora Aparecida, abrangendo idosos, crianças e mulheres em tratamento de dependência química.

Em 2009, o Muzar não realizou o Projeto Museu Solidário devido à mudança de sede. Aos 34 anos o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi conquistou um espaço maior e exclusivo, tendo sido um ano de não atendimento ao público, com trabalho interno e reorganização museográfica.

Em 2010, o Museu Solidário fez um gesto solidário, onde 15 pessoas entre a equipe e ex-colaboradores fizeram a Doação de Sangue e Medula no Hemocentro Regional de Passo Fundo, marcando a Semana e o Dia Internacional dos Museus.

Para reconhecimento desta edição do Edital Prêmio Darcy Ribeiro vamos nos deter em descrever a 4ª Edição do Projeto Museu Solidário, realizado em 2011 durante a “5ª Primavera dos Museus”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus.