PNEM

“O MAJ vai à escola”

Nome da Instituição: Museu de Arte de Joinville

Responsáveis pelo projeto: Marcos Antônio Rück – Coordenador do Museu de Arte de Joinville

Alcione Resin Ristau – Especialista Cultural / Educadora de Museu

Objetivo: Conhecer obras que fazem parte do acervo do MAJ.Refletir sobre questões pertinentes ao trabalho do museu na adequação do acervo e conservação do patrimônio.

Proporcionar uma vivência aos diretores, orientadores, professores e estudantes dos 9º anos das escolas do ensino público e particular para a importância do MAJ e seu acervo enquanto patrimônio público e artístico.

Propiciar um aprofundamento sobre as questões abordadas na escola, durante a visita no museu.

Período de realização: Esta ação começou a ser realizada no ano de 2009, sendo aplicada em sete escolas da rede municipal de ensino e uma escola particular de Joinville até o ano de 2013.

Públicos alvos: São públicos alvos desta ação as equipes pedagógicas e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Joinville.

Descrição da ação: A realização do projeto é organizada em duas etapas. Na 1ª etapa, o Educador de Museu vai até a escola e proporciona uma vivência para cada turma de 9º ano juntamente com o docente e membros da equipe pedagógica.

O público alvo deste projeto, pouco conhece sobre as questões pertinentes ao cotidiano de trabalho em um espaço museológico, principalmente considerando que durante a visita, o espaço museológico já está organizado na exposição, seja individual, coletiva, do acervo, itinerante etc. São abordadas questões relacionadas às ações de conservação e preservação de obras de arte; curadoria e montagem de exposições, acondicionamento de obras na Reserva Técnica.

Já a 2ª etapa do projeto, consiste na vinda do grupo envolvido (estudantes, docentes, equipe pedagógica) até o Museu para aprofundar as questões levantadas em sala de aula durante a 1ª etapa e visitarem as exposições. Diante das questões apresentadas, a ação educativa propicia uma preparação não só dos estudantes, mas de todo um corpo pedagógico envolvido no processo. Esta ação se revela de extrema importância por envolver de maneira mais qualitativa as relações do museu (educação não-formal) com a escola (educação formal).