Ações sócio educativa – Os imigrantes e suas histórias maravilhosas

Nome da Instituição: Fundação Cultural de Timbó- Museu do Imigrante

responsáveis pelo projeto: JORGE REVELINO FERREIRA

Objetivo: Apresentar ao visitante um material áudio visual sobre a história da imigração a partir do Século XIX e a colonização do Vale do Itajaí (especialmente a microrregião de Blumenau), com objetivo de compreender a conjuntura da época que motivou o aumento do fluxo migratório para o Brasil e a colonização do empreendimento privado que ficou conhecido como Colônia Blumenau.

Período de realização:Maio e Junho de 2011

Públicos atingidos:Pessoas em vulnerabilidade social ou em situação de risco

Descrição da ação: · Apresentar a equipe do Museu ao grupo ou visitante e explicar que a ação faz parte da programação da 9ª Semana de Museus;

· Explicar objetivamente a ação e do material áudio visual “Os Imigrantes e suas histórias maravilhosas”;

-Apresentar o material áudio visual (12 minutos) na sala de exposições temáticas ou sob tendas armadas no Jardim do Imigrante;

-Após a apresentação, iniciar uma breve avaliação oral, instigando os participantes a comentarem sobre os pontos positivos e negativos do material áudio visual apresentado e sugestões do que pode ser melhorado;

-Questionar se o vídeo apresentado “Os Imigrantes e suas Histórias Maravilhosas” contribuiu para o entendimento sobre os motivos que levaram ao incentivo a imigração para o Brasil de alemães e italianos em meados do sec. XIX.

-Questionar se o vídeo contribuiu para o entendimento da história individual, já que a maioria dos visitantes é descendente de imigrantes ou o resultado da mistura étnica de dois grupos: índios e brancos;

-Após encerrar a avaliação, convidá-los para visita mediada ao Complexo Turístico Jardim do Imigrante composto pela Casa de Taipa, Museu do Imigrante, Jardim do Imigrante, Represa do Rio Benedito, Antiga Atafona e Antiga Fábrica Lorenz.

Para mais informações acesse www.culturatimbo.com.br .