PNEM

Programa de Educação Ambiental

Nome da Instituição: Museu de Arqueologia de Itaipu – MAI

Responsáveis pelo projeto: Flávio Silveira Almeida;

Stelvio Henrique Figueiró da Silva.

Objetivo: O projeto visa abordar a problemática ambiental referente à conservação dos ecossistemas de Itaipu, bem como os recursos naturais lá explorados. Pretende-se estimular o espírito investigativo dos alunos participantes considerando os conhecimentos e costumes da comunidade local, além de estabelecer um estreitamento das relações entre o MAI, as instituições de ensino e a comunidade local, uma vez que as oficinas promovem a reflexão sobre práticas que visam à conservação dos recursos naturais, da história e do patrimônio cultural local.

Período de realização: O programa teve início no ano de 2010, tendo sido realizado todos os anos desde então, com duração de 8 meses, durante o ano letivo.

Públicos atingidos: Turmas de 5º ano, primeiro segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis.

Descrição da ação: Com duração de aproximadamente oito meses, com encontros quinzenais, o Projeto de Educação Ambiental é desenvolvido em diferentes etapas que permitem que os alunos entrem em contato com os conhecimentos desejados de forma gradual. Dentre as etapas do projeto, pode-se destacar a caminhada ao Morro das Andorinhas, para uma observação geral dos ecossistemas da região, seguida de atividades de análise dos mesmos in locus, além de coletas de espécimes pesqueiros na laguna, praia e mangue de Itaipu, entre outras. Participam desta atividade, a equipe do setor educativo do MAI, estagiários e estudantes da Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP), por meio de convênio firmado entre a instituição e o MAI.