Programação educativa e cultural da Biblioteca Infantil Rocambole

Nome da Instituição: Museu Imperial

Responsáveis pelo projeto: Regina Helena de Castro Resende

Carolina Moreira da Silva Knibel

Objetivo: Criar um espaço de formação leitora no Museu Imperial que incentive o público infantil a desenvolver a imaginação, a curiosidade e a criatividade através do prazer da leitura no contexto de uma Biblioteca; proporcionar ao público infantil, através do contato com histórias e poemas, experiências que permitam a comunicação com diversos temas, como ecologia, artes, culinária, personagens da cultura nacional e estrangeira, folclore, relações humanas, sentimentos comuns à infância, cidadania, entre outros; fortalecer o hábito da leitura indagadora, reflexiva e crítica, como forma de construção da cidadania.

Período de realização: A Biblioteca Rocambole foi inaugurada em maio de 2011 e conta com programação mensal de atividades educativas e culturais desde essa data. As atividades acontecem às terças, quartas e quintas-feiras e têm duração de uma hora.

Públicos atingidos: A Biblioteca se destina a atender crianças na faixa etária de 1 a 10 anos de idade (público espontâneo da comunidade e escolar).

Desde 2011, já atendeu 2.023 crianças através de atividades educativas e culturais com grupos escolares.

Descrição da ação: Os jardins e o pátio externo do Museu Imperial são frequentados assiduamente por crianças a partir de 01 ano de idade. Seus responsáveis buscam a interação dos pequenos frequentadores com um ambiente aprazível, estimulante e que possa contribuir para o seu desenvolvimento social e cognitivo de forma prazerosa. O Museu recebe também um número significativo de alunos da Educação Infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Petrópolis, já acostumados a participar dos projetos educativos permanentes e temporários oferecidos pela instituição.

Assim, a criação de uma biblioteca infantil, veio oferecer um acesso estimulante ao universo da literatura infantil, como também um leque de atividades e oficinas temáticas elaboradas a partir de livros que abordem assuntos enriquecedores às experiências das crianças em áreas distintas, coadunando-se com a expectativa de pais e professores de encontrar no Museu mais um espaço destinado ao conhecimento prazeroso e ao incentivo à leitura.

O atendimento ao público é feito por uma educadora, que desenvolve as ações de orientação e estímulo às leituras, sessões de “hora do conto”, a interação social entre as crianças frequentadoras do espaço e o controle dos empréstimos de livros.

Além da “hora do conto” e do empréstimo de livros, a Biblioteca tem uma grade de programação permanente, oferecendo atividades como oficinas temáticas, lançamento de livros, exibição de vídeos e comemoração de datas significativas, todas desenvolvidas por uma arte-educadora.

Para divulgar sua programação mensal e o resultado das atividades desenvolvidas, a Rocambole conta com um Blog, que pode ser acessado através do link http://bibliotecarocambole.blogspot.com.br/.