PNEM

Projeto Caniço & Samburá

Nome da Instituição: Museu de Arqueologia de Itaipu – MAI

Responsáveis pelo projeto: Flávio Silveira Almeida;

Stelvio Henrique Figueiró da Silva.

Objetivo: O projeto é uma ação voltada para a disseminação de informações corretas e atuais sobre os patrimônios arqueológico e cultural, evitando assim uma leitura equivocada do acervo e da história do Museu. O projeto visa preparar previamente os estudantes e professores através do empréstimo de um kit (entregue 15 dias antes da visita agendada) com materiais de áudio, vídeo e impressos que irão estimular, desenvolver e aprimorar os conhecimentos sobre os assuntos que serão tratados na visita, entre eles, patrimônio cultural, arqueologia, cultura indígena, comunidade pesqueira, etc.

Período de realização: O projeto se iniciou no ano de 2000 nos meses que fazem parte do ano letivo e é realizado até a atualidade.

Públicos atingidos: Grupos escolares de Escolas Públicas e Particulares de Niterói e municípios vizinhos.

Descrição da ação: No museu, os alunos conhecem a história do Recolhimento de Santa Teresa, visitam a Duna Grande, sítio arqueológico que guarda vestígios dos sambaquieiros, além de conhecer a comunidade pesqueira e o entorno da região. Finalizando a visita, os alunos podem participar das seguintes oficinas:

Oficina de escavação – Simulação de escavação em dunas artificiais onde estão enterrados alguns objetos semelhantes àqueles encontrados em pesquisas arqueológicas, a fim de destacar a importância do processo de escavação para o ofício do arqueólogo;

Oficinas de pintura e desenho – Durante a visitação às ruínas e às exposições, os alunos são orientados a observar atenciosamente tudo que está sendo mostrado. Logo após, eles são organizados em um dos pátios das ruínas para reproduzir aquilo que mais chamou a atenção, usando papel, tinta, giz de cera etc. (Oficinas destinadas a alunos mais jovens).

Desta ação participam a equipe do setor educativo do Mai e os estagiários.