PNEM

Projeto Casas Comerciais em Panambi no Século XX

Nome da Instituição: Prefeitura Municipal de Panambi/Museu e Arquivo Histórico Professor Hermann Wegermann

Responsáveis pelo projeto: Temia Wehrmann

Objetivo: O objetivo geral do Projeto consistiu em divulgar a 8ª Semana de Museus, que teve como título Museus para Harmonia Social e proporcionar atividades diversificadas aos alunos das diversas escolas, levando em consideração o tema da Semana de Museus e as principais características da harmonia social que são: o diálogo, a tolerância, a coexistência e desenvolvimento, que são baseadas no pluralismo, na diversidade, na criatividade e na sustentabilidade, entre outros. Também contribuir com as entidades e escolas parceiras, visando à formação de competências, mudanças de atitudes e procedimentos dos atores sociais (pais, alunos e comunidade em geral), que potencializem os objetivos de melhoria da qualidade de vida e de promoção do desenvolvimento sustentável, com vistas a um futuro próspero para estas e outras gerações. Os objetivos específicos foram: proporcionar ao público alvo interação com a réplica da casa comercial, resgatando a história do processo de comercialização, industrialização e consequências para o meio ambiente; reconhecer o processo de imigração, percebendo o contexto econômico, político, religioso e social envolvido; coletar fotos e informações sobre casas comerciais que existiam em Panambi; buscar parcerias para confecção de sacolas ecológicas a fim de que fosse realizada uma Campanha quanto ao uso das mesmas; produzir frases e um mascote ou uma logomarca para ser impressa nas sacolas ecológicas; promover palestras a fim de contextualizar a realidade do século XX e o momento atual, para que cada um possa conscientizar-se e fazer a sua parte para termos um meio ambiente onde haja sustentabilidade; produzir histórias em quadrinhos, vídeos, programa de rádio/TV ou brinquedos a partir de fotos de casas comerciais em Panambi – século XX e outros materiais coletados.

Período de realização: De 12 de abril de 2010 a 5 de junho de 2010

Públicos atingidos: Alunos do terceiro ano ao quinto ano da rede municipal, estadual e particular, professores e comunidade.

Descrição da ação:O Projeto consistiu em 12 etapas. Os materiais das 4 primeiras etapas foram elaborados pelo MAHP e enviados por e-mail e disponibilizados no blog do MAHP, no endereço eletrônico:< http://mahp.panambi.blogspot.com>. Os materiais enviados às escolas participantes e as atividades propostas tiveram a finalidade inicial de analisar e comparar a evolução do comércio e da indústria e suas consequências refletindo sobre as ações humanas e a suas práticas, visando conscientização em relação à sustentabilidade ambiental. Etapa IElaboração de dois vídeos sobre os temas: Casas Comerciais em Panambi no Século XX e Mercado em Panambi no século XXI. Elaboração: profissionais do Museu. Finalidade: provocar o diálogo com os alunos sobre as mudanças ocorridas na passagem do século XX para o XXI. Etapa II História em quadrinhos: ferramenta para o trabalho do surgimento do plástico. Também foram sugeridos sites de pesquisa, bem como a provocação do desejo de pesquisar a história com os avós sobre as mudanças, entre elas a forma de acondicionamento de produtos. Etapa IIILegislação sobre o uso de sacolas plásticas no Brasil e em outros países. Etapa IV Elaboração de dois vídeos: um sobre o surgimento do lixo e o outro baseado na história do Flautista de Hamelin dos Irmãos Grimm, que desencadeou diálogo sobre a nossa postura diante dos problemas causados pelo homem ao meio ambiente. Etapa VA visitação à Réplica da Casa Comercial em Panambi no Século XX. Proposta: Divididos em grupos de 10 alunos, recebiam modelos de cédulas de cruzeiros (moeda vigente entre 1970 e 1986), simulando a seguinte situação: eram imigrantes chegando à Panambi pela Estação Belizário, no século passado, com a missão de se instalarem numa propriedade rural, sendo que a bagagem estava retida na alfândega e chegaria somente no terceiro dia após a instalação na propriedade. Neste momento, também se abordou sobre o processo de migração/imigração que ocorreu no Brasil, suas causas e consequências. Enquanto aguardavam a chegada da bagagem, realizavam as compras na Casa Comercial antes de seguirem para a propriedade. Após a simulação discutia-se se as compras realizadas foram apropriadas para a sobrevivência ou eram supérfluos. Etapa VI – Palestras: A alimentação através dos tempos, e Os resíduos sólidos, no caso os plásticos.Etapa VII Produções de trabalhos pelos alunos que visitaram a Exposição Casas Comerciais do Século XX. Etapa VIII – Criação de uma logomarca e uma frase. Etapa IXSeleção da logomarca e frase. Etapa X Palestra para o grupo de professores de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental de nove anos e das áreas de Geografia, História e Ciências. Etapa XI Culminância do Projeto aconteceu no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste dia, o MAHP fez o lançamento da sacola retornável. Etapa XII– Entrega de sacolas retornáveis nas Escolas. As etapas do Projeto foram desenvolvidas conforme disponibilidade do público, dentro do período previsto. Para concretizar o Projeto, utilizou-se da interação com o grupo de alunos, buscando a compreensão e a construção conjunta dos conceitos diversos relacionados à temática: Casas Comerciais do Século XX em Panambi, a partir da experiência dos seus componentes e do aporte teórico apresentado, isto é, vídeos, textos, palestras, motivando-os para a reflexão e construção conjunta de novos saberes. A simulação vivenciada na prática, na réplica da Casa Comercial, visou estudos sobre imigração, comercialização, sustentabilidade, entre outros temas. Esta experiência, por sua vez, gerou análise e discussão, nos pequenos grupos, debruçando-se sobre o vivido, visando extrair sentidos e indicadores para novas ações. Ao retornar às escolas, os alunos produziram trabalhos (história em quadrinhos, logomarcas, cartazes, frases, textos…) e os enviaram ao MAHP. A frase e logomarca selecionada foram estampadas nas sacolas retornáveis, as quais foram distribuídas nas escolas e comunidade em geral.