PNEM

Projeto Pescando Memórias

Instituição:

Local: Povoado São Braz – Escola Municipal Barquinho Amarelo – Sergipe  

Responsáveis pelo projeto: Givanildo Santos Santana Bispo e Isabela Bispo dos Santos Santana

Objetivo: O projeto surgiu para fortalecer os laços presentes com os passados e as tradições do Povoado São Braz em Sergipe num processo de busca histórico – cultural ampliado os olhares dos seus costumes, crenças e tradições, disseminando informações aos jovens da localidade por meio de oficinas de Cultura Popular e Artes Visuais.

A grande diversidade do povoado, suas peculiaridades face a face com a baixa autoestima e a dificuldade da comunidade em assumir sua identidade cultural. Fez com que Givanildo Santana morador nativo da comunidade idealizasse o Projeto Pescando Memórias e mobilizasse toda comunidade para obter resultados como: elevar a autoestima de um povo quase esquecido; despertar a atenção da mídia local para as peculiaridades do povoado; melhorar a infraestrutura das ruas e o acesso ao local por parte do poder público; capacitar agentes multiplicadores da cultura, alavancando o turismo e a principal fonte de renda local – a pesca.

Período de realização: Entre Maio e Junho de 2013.  Realizada uma vez, até então.

Públicos atingidos: Jovens e comunidades locais

Descrição da ação: Através da seleção do edital Oficinas Culturais das parcerias entre as Secretarias da Cultura e Ação Social do Estado de Sergipe, o Projeto Pescando Memórias obteve recursos para iniciar sua execução. Foram realizadas pesquisas, palestras e rodas de conversas ao longo das oficinas os jovens foram direcionados à criação de uma exposição de diversas formas ilustrativas, utilizando fotos, vídeos, desenhos e elementos que retratam seus olhares diante do povoado, tendo como base sua linha do tempo, histórias dos mais antigos, formas de expressão, dança, música e artesanato.

A convite dos idealizadores do projeto, Vera Helem, museóloga, moradora do município de Nossa Senhora do Socorro/SE e pesquisadora do Povoado São Braz, orientou os jovens na construção do resgate histórico.

A exposição “Memorial do Povoado São Braz” é o resultado de uma exposição de arte com os trabalhos dos jovens num período de quatro semanas, envolvendo toda comunidade  e apreciada por comunidades da região e pelos mesmos como forma de reafirmar suas origens.

Como forma de incentivo, os 15 jovens que fizeram parte das oficinas  tiveram uma ajuda de R$ 50,00 e alimentação.

*Atualmente o Projeto Pescando Memórias busca recursos para realizar novas oficinas com moradores e criação da exposição permanente.

Links relacionados:

http://redeglobo.globo.com/se/tvsergipe/terraserigy/videos/t/editorial/v/povoado-sao-bras-e-destaque-no-terra-serigy/2770713/

http://a8se.com/busca?busca=Memorial%20resgata%20vida%20de%20pescadoresu0026amp;video=1

Contatos: