Projeto Petrópolis – A estrada de ferro e as viagens de trem

Nome da Instituição: Museu Imperial

Responsáveis pelo projeto: Regina Helena de Castro Resende

Carolina Moreira da Silva Knibel

Objetivo: Despertar o interesse de alunos do ensino fundamental de Petrópolis pela estrada de ferro que ligou o Rio de Janeiro a Petrópolis durante 81 anos, promovendo o reconhecimento da importância histórica desta estrada para o município e contribuindo para discussão em torno do projeto de sua reativação, sob uma perspectiva crítica e reflexiva.

Período de realização: O Projeto Petrópolis teve início no ano de 2001 e sua criação surgiu da necessidade de se desenvolver ações educativas que estivessem alinhadas com a missão do Museu Imperial, que pretende “constituir-se como referência nacional do estudo e da reflexão da história do Brasil imperial e da história da cidade de Petrópolis em particular”. Assim, anualmente, o Setor de Educação do Museu discute com seu público um tema da história da cidade para, através do seu acervo, levar o público escolar do município de Petrópolis a conhecer, de forma crítica, uma parte da sua história, procurando assim estimular a valorização e o sentimento de preservação e apropriação de sua memória social.

Em seus doze anos de realização, o projeto conta com uma demanda de participação importante por parte das instituições de ensino de Petrópolis que desejam promover em seus alunos a capacidade de reflexão crítica em torno da história da cidade e de compreender a presença do passado em ações do presente.

O projeto é oferecido gratuitamente aos alunos da rede pública e privada de ensino, contribuindo para o acesso a bens culturais e à formação de público de museus.

Em 2012, o projeto foi realizado no período de abril a novembro. Teve uma hora e 15min de duração e os grupos eram formados com, no máximo, 25 alunos.

Públicos atingidos: O projeto foi destinado a alunos do 4ª ao 7º ano do ensino fundamental da rede pública e privada de Petrópolis e atendeu a um total de 685 alunos e professores.

Descrição da ação: O projeto foi desenvolvido em quatro etapas: na primeira, os professores de ensino fundamental da cidade de Petrópolis eram convidados a participar de um encontro no Museu destinado à explanação dos objetivos do projeto, seu desenvolvimento, a utilização do Almanaque de Petrópolis em sala de aula e à orientação quanto à necessidade de se preparar os alunos para a participação no projeto.

A segunda etapa se iniciava com a investigação junto ao grupo de alunos sobre as experiências de cada um a respeito do tema. A seguir, alunos e professores passavam a conhecer a história da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará através da apresentação do acervo iconográfico e documental do Arquivo Histórico do Museu Imperial alusivo ao tema. Na sequência, os assuntos relativos ao contexto das ferrovias e ao projeto de reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará eram colocados ao grupo para conhecimento e reflexão.

Na terceira etapa, o grupo era levado ao Pátio da Locomotiva, onde todos passavam a explorar os detalhes de funcionamento de uma das locomotivas a vapor que trafegaram na serra de Petrópolis e que se encontra em exposição no Museu Imperial.

Já na última etapa do projeto, os alunos participavam de um jogo de perguntas e respostas sobre as questões abordadas durante a atividade educativa.

Durante a segunda etapa do projeto, cada aluno recebia, gratuitamente, o “Almanaque de Petrópolis: A estrada de ferro e as viagens de trem”, publicação elaborada especialmente para este projeto e que, além da história da estrada de ferro e de suas viagens, traz o contexto das estradas ferroviárias e o projeto de reativação que ligaria novamente o Rio de Janeiro a Petrópolis, incentivando seus leitores a fazerem várias descobertas e a refletirem sobre as questões que envolvem o trem como transporte. O almanaque ia sendo explorado em momentos pontuais da atividade.