Visita Guiada ao Canal dos Ingleses e Serra do Lenheiro

Nome da Instituição: Museu Regional de São João Del-Rei

Responsáveis pelo projeto: João Luiz Domingues Barbosa (Diretor)

Ana Maria Nogueira Oliveira (Técnico em assuntos educacionais)

Objetivo: O objetivo além de integrar o museu com a comunidade, foi permitir um conhecimento maior da atuação dos povos africanos e sua cultura na cidade. Inserido no tema da 7ª Primavera de Museus: “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira” o objetivo foi proporcionar aos interessados a oportunidade de conhecerem uma parte da história de São João Del-Rei pouco difundida.

Período de realização: No dia 24/09/2013

Públicos atingidos: Comunidade em geral. O público total foi de vinte e seis participantes.

Descrição da ação: A iniciativa foi divulgada através das mídias locais. Os interessados realizavam uma pré-inscrição. No dia e horas marcados saímos do museu e nos dirigimos ao pé da serra, orientados pelo Guia de Turismo Luiz Antonio Miranda, guia local, que nos mostrou o caminho para o canal. Ele falou do inicio da extração do ouro no local e construção do canal de lavagem do ouro pelos escravos de um rico fazendeiro. Durante a visita percorremos grande parte da serra, seguindo o trajeto do canal dos ingleses, construção do sec. XVIII. Ao final da visita houve uma avaliação da atividade pelos participantes, que opinaram sobre os pontos positivos e negativos e sugestões para as próximas visitas.

1-    Matéria divulgada na TV Integração/filiada da Rede Globo.