Visita Mediada para Grupos Escolares de Diversas Faixas Etárias.

Nome da Instituição: Museu Regional de São João del-Rei

Responsáveis pelo projeto: João Luiz Domingues Barbosa ( Diretor)

Ana Maria Nogueira Oliveira (Técnico em assuntos educacionais)

Objetivo: O objetivo da nossa visita mediada é estimular o diálogo. Através dos objetos da coleção podemos refletir e discutir sobre os modos de viver, os relacionamentos, conflitos, produção cultural e muitos outros tópicos da sociedade mineira e brasileira desde a colonização até o início da industrialização. Essa discussão é fundamental para que se proporcione aos visitantes informações necessárias a uma visão crítica do passado e presente, usando desse processo para a construção de um futuro melhor. A metodologia de abordagem difere para cada faixa etária ou nível de escolaridade.

Período de realização: Durante todo o ano.

Públicos atingidos: Estudantes e professores das redes públicas e particulares da região. Desde os alunos da pré-escola até estudantes universitários.

Descrição da ação: Optamos por descrever a visita feita com dois grupos bem distintos, desta forma a ação fica bem exemplificada:

Em maio de 2013 recebemos um grupo da pré-escola, com crianças entre 4 a 6 anos. Em um primeiro momento fomos à escola explicamos o projeto à diretora e supervisora. Em seguida elas visitaram o museu e elaboramos em conjunto um roteiro apropriado ao nível dos alunos e ao seu currículo escolar. Logo em seguida eles visitaram o museu e conheceram os objetos da coleção levando-se em conta o tema que eles já haviam estudado na escola. Por exemplo: meios de transporte. Temos duas liteiras e uma cadeirinha de arruar. Para explicá-las, começávamos perguntando a eles quais os meios de transporte de hoje.

Em abril do mesmo ano recebemos alunos do curso de pedagogia. O objetivo era além de mostrar aos futuros professores o potencial educativo do museu, dar mais informações sobre essa nova área para a pedagogia: já que há um crescimento na demanda de profissionais de educação museal. Nesta abordagem demos ênfase aos conteúdos de diversas disciplinas que podem ser trabalhados em conjunto durante uma visita ao museu, permitindo dessa forma um projeto multidiciplinar.

Para mais inforamações acesse os links :