PNEM

Visitas mediadas

Nome da Instituição: Museu Imperial

Responsáveis pelo projeto: Regina Helena de Castro Resende

Carolina Moreira da Silva Knibel

Objetivo: Instigar a percepção, a análise e a comparação dos objetos culturais expostos na exposição permanente do Museu Imperial, colaborando com o público no processo de compreensão dos aspectos sociais, políticos, econômicos, históricos e tecnológicos da sociedade brasileira do século XIX.

Período de realização:As visitas mediadas são realizadas no Museu Imperial, de forma permanente, desde 1999. Acontecem de terça-feira a sábado, de janeiro a dezembro.

Públicos atingidos:O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior de instituições públicas e privadas. O público de outras instituições, como ONGs, que promovam atividades de caráter educacional e/ou cultural também é atendido neste projeto.

Descrição da ação: As visitas mediadas, sobretudo com o público escolar, são realizadas utilizando-se uma metodologia dialógica que considere as especificidades de cada faixa etária e que vise à capacitação e à sensibilização de alunos e professores para o conhecimento crítico e a interpretação dos aspectos característicos do universo do século XIX. Desta forma, as visitas são realizadas por educadores capacitados para mediarem estes encontros, permitindo a construção do conhecimento por parte do público.

As visitas acontecem a partir da experiência direta com os objetos culturais, que são utilizados como fonte de informação sobre o contexto histórico em que foram produzidos e utilizados, possibilitando a descoberta de vários aspectos da realidade do século XIX, sempre comparando-os com o modo de vida e as ideias contemporâneas.

A narrativa utilizada pela equipe de educadores do Museu procura dar sentido ao acervo trabalhado, como também gerar questionamentos que levem os alunos a se entenderem dentro de um contexto histórico-temporal.

Deixe um comentário