Chamada Aberta para a Revista Com Censo #22 (agosto 2020)

Eixo Central: A educação no contexto da pandemia do Covid-19: Impactos nas políticas públicas, na gestão e no cotidiano escolar

Dossiê temático: Jornadas do patrimônio: Patrimônio cultural e a Educação Patrimonial na nova normalidade

As Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade constituem caminhos a serem percorridos anualmente, no Distrito Federal, por meio de diversas atividades pedagógicas e culturais. O cumprimento das Jornadas fica a cargo do Poder Executivo e do Poder Legislativo.

As Jornadas serão planejadas e executadas em parceria com as universidades, escolas, instituições locais e federais de fomento à cultura e de proteção do patrimônio, movimentos culturais, sociedade civil organizada, setor privado e demais organismos e movimentos sociais de defesa do patrimônio. As orientações para a sua realização são regulamentadas pela Lei Distrital nº 5.080, de 11 de março de 2013, que inclui no calendário oficial de eventos e no calendário escolar do Distrito Federal o Dia do Patrimônio Cultural e institui as Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade.

Para a edição de 2020, dado o contexto de enfrentamento da pandemia do COVID-19, as Jornadas do Patrimônio no Distrito Federal estão sendo planejadas em formatos que façam uso de novas tecnologias e de redes sociais. Pretende-se, dessa maneira, garantir e consolidar o evento, além de ampliar o alcance das discussões e de preservar a sua memória por meio da publicação de artigos científicos e materiais audiovisuais.

A Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte-Educação (Geapla/Subeb/SEEDF), em parceria com a Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC), periódico científico vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC), a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tem a satisfação de convidar pesquisadores, professores, técnicos, artistas, estudantes e demais interessados para a submissão de trabalho ao Dossiê Temático da Edição nº 22. Estes textos serão apresentados e discutidos em evento a ser realizado posteriormente este ano.

Para 2020, teremos como tema geral: Jornadas do Patrimônio: Patrimônio Cultural e a Educação Patrimonial na Nova Normalidade (I). A consolidação de um cenário inesperado, causado pela pandemia, tornou ainda mais evidente que a educação, a pesquisa e a ciência são fundamentais para a nossa existência. Projetando-nos para um futuro que preza pelo diálogo crítico entre diversos saberes, como consolidar a educação como patrimônio? (II). Após o período de isolamento social, as vivências cotidianas, antes entendidas como habituais, devem ser reformuladas. Cabe, dessa forma, uma reflexão a respeito do papel educativo dos espaços da cidade e do campo (III), que permita evidenciar as expressões artísticas, culturais e identitárias desses territórios como forma de apropriação social. Ademais, como esses lugares são feitos pelas pessoas, nas relações de afeto entre si e com o espaço, entendemos que a fragilidade do contexto atual deixa ainda mais explícita a necessidade com o zelo humano. Para isso dedicamos um tópico para reflexão sobre o patrimônio humano e afetivo (IV). Em uma perspectiva interdisciplinar, a visão de diversas áreas como Educação, Arquitetura e Urbanismo, Meio Ambiente, Turismo, Arte, História e Literatura nos possibilitam analisar o patrimônio e educação em perspectivas (V).

• TEMA DO DOSSIÊ:
    • Jornadas do Patrimônio: Patrimônio Cultural e a Educação Patrimonial na Nova Normalidade
  • SUBTEMAS:
    • Educação como Patrimônio