Começa agora uma nova etapa da construção do Programa Nacional de Educação Museal – PNEM

O Programa Nacional de Educação Museal vem sendo construído com o uso de metodologia participativa e colaborativa. Estamos certos de que a discussão democrática das diretrizes voltadas aos museus e processos museais favorecerá a realização das práticas educacionais em instituições museológicas e outros espaços museais, fortalecerá a dimensão educativa em todos os espaços do museu e irá subsidiar a atuação dos educadores.

Etapas da construção do PNEM

Blog

O blog do PNEM é nosso principal instrumento de consulta pública do Programa. Essa plataforma foi lançada em 30 de outubro de 2012 e foi aberta ao envio de propostas logo após o 5º Fórum Nacional de Museus. No dia 7 de abril de 2013 fechamos os fóruns para sistematizar as propostas enviadas. Elas irão compor o documento final aprovado no Encontro do PNEM.

Participação nos fóruns

Nesses 130 dias de participação, no âmbito dos nove fóruns virtuais, foram propostos 83 tópicos de discussão, que geraram 598 comentários.

Cadastrados

A análise dos usuários cadastrados no Blog até 02/04/2013 mostra um total de 708 cadastrados, conforme a progressão de cadastros por mês.

Em relação às características demográficas dos cadastrados, confirmam-se as expectativas de proporção de gênero e de distribuição geográfica.  Mais da metade dos 708 cadastrados são do sexo feminino, 467 ou 66% e 241 do masculino (34%). Essas pessoas estão distribuídas por todas as regiões do Brasil mais da metade no sudeste e apenas 4% no norte (Sudeste 369; Sul 140; Nordeste 115; Centro Oeste 54 e Norte 26). Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro abrigam a maior quantidade de cadastrados: 156 em SP e 126 no RJ. Por outro lado, Tocantins e Acre têm apenas um cadastrado cada.

Outra dimensão interessante é a instituição de referência dos cadastrados no blog. O quadro a seguir mostra os museus como tipo de instituição mais frequente, mas chama atenção o fato de os centros culturais aparecerem apenas em quarto lugar, abaixo das universidades e dos órgãos federais (secretarias de Cultura, Educação, prefeituras, etc).

Articuladores

Reunião REM- RJ em 25 de fevereiro

A criação do papel de articulador do PNEM foi importante para iniciarmos uma rede de colaboradores que, fortalecida, pode ajudar nessa ação e em outras.

Os articuladores são voluntários que atuam no campo museal brasileiro e que se dispuseram a mobilizar sua comunidade, sensibilizando-a a participar das discussões promovidas no Blog, contribuindo para a construção do Programa nos mais diversos espaços de atuação (redes sociais, reuniões com interessados, encontros locais, envio de e-mails, articulação com organizações, além de outras).

A atividade desses articuladores está demonstrada pela realização de vários eventos e atividades, assim como pela divulgação que têm feito do Programa. Contamos com 36 articuladores distribuídos por 11 estados da federação.

Informativo

Mensalmente é enviado aos usuários cadastrados no Blog um informativo do PNEM com as novidades do Blog e da área educacional nos museus. Mesmo depois do fechamento dos fóruns vamos continuar o contato por meio do Informativo para divulgação de atividades, textos e notícias ligados ao PNEM. Quem ainda não recebe o informativo precisa se cadastrar no Blog.

Próximos passos

O Encontro do PNEM, que culminará com plenária para aprovar o texto final das diretrizes do Programa, está previsto para ocorrer no final de 2013. Até lá, contamos com o cadastro de novos articuladores e das Redes de Educadores de Museus para contribuir na articulação. Esse período será fundamental para fortalecer as redes de comunicação entre os educadores de museus e as pessoas envolvidas no tema. O blog continuará servindo como um portal de encontro e trocas.

Dessa forma, nesse espaço do blog, o Ibram pretende divulgar as iniciativas, eventos e encontros que mobilizam a Educação em Museus no País. Caso queira enviar iniciativas, eventos, atividades educativas, experiências, projetos, pesquisas, publicação de textos ou artigos e quaisquer temas voltados à Educação em Museus envie um e-mail para pnem@museus.gov.br