Coordenadores do PNEM se reunem em Brasília

Nos dias 21 e 22 de novembro os Coordenadores dos Grupos de Trabalho do PNEM se reuniram em Brasília para discutir uma pauta bastante extensa. O primeiro dia de reunião foi aberto com a presença do Presidente do IBRAM, Angelo Oswaldo, que deu boas vindas à equipe e mostrou a importância da educação nos museus. Dentre os destaques que o presidente colocou está a  aplicação da educação nas instituições museológicas, o que, segundo ele, efetiva o papel social do museu, e o acesso que ela confere à sociedade consolida o próprio conceito de museu. “Sem a educação, o museu seria apenas um depósito” afirmou.

A principal proposta do encontro foi discutir e finalizar o Documento Preliminar do PNEM , contendo as diretrizes, estratégias e ações para o estabelecimento de um Programa Nacional de Educação Museal.  O texto foi inteiramente redigido a partir das propostas realizadas nos fóruns de discussões dos eixos temáticos no blog do PNEM, entre novembro de 2012 e abril de 2013, com contribuições de educadores de museus, redes de educadores de museus e todos os interessados no assunto. As propostas foram consolidadas pela equipe do PNEM e discutidas nas reuniões dos dias 21 e 22 de novembro. O documento será revisado e  divulgado no blog na data provável de 20 de janeiro de 2014.

Outro ponto importante da pauta foi a discussão da metodologia dos encontros regionais do PNEM, a serem realizados até novembro de 2014. A proposta é que, a partir da divulgação do Documento Preliminar, sejam realizados encontros com educadores de museus, professores, sistemas de museus e redes de educadores dos museus em cada estado. O objetivo é fazer a discussão do documento e levantamento de diretrizes prioritárias de cada eixo temático. A apresentação dos resultados dessas discussões regionais será feita em uma plenária nacional, que provavelmente ocorrerá no âmbito do próximo Fórum Nacional de Museus.