PNEM

Encontro em Recife irá abordar papel político da mediação em museus

Encontro aberto público será realizado no dia 14 de julho, na sede da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife (PE)

Os diálogos possíveis dentro e fora dos museus é tema do encontro que acontece na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), sob a orientação do educador Alexandre Oliveira Gomes. O evento será realizado no dia 14 de julho, das 14h às 17h30, na Sala Caloutse Gulbenkian, na sede da Fundação, em Recife (PE).

Podem participar gestores, educadores de museus e sociais, professores, mediadores e público interessado. Durante o debate é preciso que os participantes levem um objeto pessoal e realizem leituras prévias indicadas pelo educador. Todo o material está disponível neste link.

O workshop é uma iniciativa do Projeto Museu Educador realizado pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Meca), da Fundação.

Sobre o educador

Alexandre Oliveira Gomes é educador de museus, graduado em História (UFC) e mestre em Antropologia (UFPE). Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, com bolsa de estudos do CNPq e pesquisa sobre os museus indígenas no Brasil.

Atuou como professor em Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri e também como professor do departamento de Antropologia e Museologia da UFPE. Desde 2000, trabalha em instituições museológicas nas áreas de mediação, pesquisa e gestão.

Alexandre possui experiência e interesse nas áreas de história e antropologia indígena, memória social, etnicidade e relações interétnicas, museus indígenas e comunitários, museologia social, políticas culturais e educacionais, gestão museológica e inventários participativos, patrimônio cultural e organização dos movimentos sociais.

Serviço

Evento: Objeto-gerador e o papel político da mediação: diálogos possíveis dentro e fora de espaços museais
Dia: 14/07/2014
Horário:  14h às 17h30
Local: Sala Calouste Gulbenkian – Fundação Joaquim Nabuco
Av. Dezessete de Agosto, 2187 Casa Forte – Recife – PE
Contatos: (81)  30736333 / 30736331

Fonte:
Fundação Joaquim Nabuco 

Deixe um comentário