Encontro Regional do PNEM em Pernambuco

No dia 12 de maio de 2014 ocorreu mais um encontro regional do Programa Nacional de Educação em Museus, tendo lugar no Museu da Abolição, em Recife. Este evento foi resultado de uma parceria entre o REMic-PE (Rede de Educadores em Museus e Instituições Culturais no Estado de Pernambuco) e o IBRAM, com a proposta de discutir o documento preliminar do PNEM, captando sugestões e novas demandas.

Kátia Frecheiras,  pesquisadora do Museu da República, membro e gestora da REM-RJ e coordenadora do GT Formação, Capacitação e Qualificação do PNEM, conduziu a apresentação do documento e o debate, que contou também com a participação de Fabiana Sales, servidora do Museu da Abolição, além de muitos estudantes de museologia, professores universitários e profissionais responsáveis pelos setores educativos de museus e centros culturais do Estado de Pernambuco, totalizando cerca de 30 participantes.

Após a apresentação do PNEM e do seu processo de elaboração, foram abertos os planos de cada GT do documento preliminar, com suas ações e encaminhamentos. Destacou-se o caráter em processo do documento, ressaltando a demanda por ações e estratégias a serem anexadas aos itens já postos, o que, por sua vez, não elimina a realização de novas propostas. Também foram dadas orientações para o preenchimento do formulário de coleta destas estratégias. A intenção de se realizar um Encontro Nacional de Educadores em Museus também foi colocada, com discussão sobre o local de realização do mesmo.

Foram retirados vários encaminhamentos e propostas de reunião e fortalecimento da articulação, tanto a nível nacional, como a nível regional, a partir da articulação de fóruns de discussão, assim como foram suscitados debates sobre os espaços do museu e dos centros culturais, com suas redes de interpenetração, pensando em como se toca na malha cultural da cidade e sua importância na educação não formal de estudantes (principalmente os de ensino fundamental).

O debate foi muito produtivo e trouxe boas contribuições para a construção de nosso Programa Nacional de Educação Museal!