Encontro Nacional do PNEM aprova Carta de Belém

Coordenadores de GTs do PNEM

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2014 aconteceu o Encontro Nacional do Programa Nacional de Educação Museal-PNEM no Hangar em Belém-PA, durante o 6º Fórum Nacional de Museus. Com cerca 50 pessoas em cada dia, o encontro teve como objetivo definir os princípios e parâmetros para a criação e implementação da Política Nacional de Educação Museal.

Como resultado do Encontro foi aprovada a Carta de Belém, que afirma cinco princípios fundamentais da Educação Museal que deve nortear a Política. Além disso, reivindica a realização do II Encontro Nacional do PNEM a ser realizado no segundo semestre de 2015, para que se aprove as diretrizes e estratégias da Política Nacional de Educação Museal.

O encontro foi um importante marco para a Educação Museal no País, ressaltando que a consulta pública para a construção do PNEM é uma iniciativa pioneira no campo e fundamental para o fortalecimento e democratização do acesso à memória, à educação e à cultura.