PNEM

Juliane Novo

Respostas no Fórum

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Discurso ambientalista dá lucro a empresas. #843
    Juliane Novo
    Membro

    As poucas postagens no fórum de sustentabilidade podem refletir a quantidade de pessoas na área museológica que considerem questões ambientais em suas ações. Trabalho na área e poucas pessoas que conheço entendem a importância da preservação ambiental no meio de trabalho. Muitas pensam somente na estética, por desconhecer totalmente práticas sustentáveis. Editais e normativas da área cultural poderiam incluir questões ambientais e de sustentabilidade para que essas práticas sejam difundidas entre os profissionais da área.

    em resposta a: Internet como veículo de educação #842
    Juliane Novo
    Membro

    Olá, Claudia!

    Concordo com você, acho que os museus tem muito a investir em suas páginas, pois hoje se faz necessário muito mais do que um simples local para informações básicas,  ‘quem somos’, ‘contato’, ‘nossas atividades’. Os museus devem expandir seus braços para web criando atividades virtuais interessantes, inovadoras e condizentes com toda diversidade virtual disponível na rede. As pessoas se conectam cada vez mais ao mundo virtual, por causa do acesso fácil a ofertas de atividades lúdicas, interativas e de baixo custo. Aplicativos, redes sociais, blogs, games e softwares interativos são ferramentas que os museus poderiam investir conciliando seus objetivos de divulgação e educação. Essas ferramentas tem mudado o modo de se comunicar, divertir e até pensar, e os museus precisam acompanhar esse ritmo tecnológico para estabelecer mais uma maneira de comunicação com público.

    em resposta a: Onde está a sustentabilidade? #625
    Juliane Novo
    Membro

    Pouco se aplica e se discute a questão da sustentabilidade na área museal. Nas instituições que atuo estamos elaborando atividades para um evento especial e pouco foi discutido sobre a reutilização de materiais para futuras exposições ou reaproveitamento de materiais de outras instituições/exposições. Considera-se a estética e a economia desvinculadas da sustentabilidade na compra de materiais, montagem e desmontagem de cenários e no armazenamento desses recursos. Talvez essas questões ambientais em exposições e museus serão consideradas quando existir uma regulamentação específica. Acredito que alguns fatores também contribuem para esse cenário como:

    – A falta de profissionais da área ambiental envolvidos na área museal: existem poucas pessoas que possuem formação técnica ou acadêmica na área ambiental que trabalham com/em museus

    – A falta de treinamento profissional: não há palestras ou cursos sobre sustentabilidade em museus/exposições.

    – Cenário das questões ambientais: é uma área em crescimento que atingiu parcialmente o cotidiano das pessoas e outras áreas profissionais.

    Talvez uma ideia para minimizar os impactos e a quantidade de recursos utilizados pelos museus e exposições seria criar um banco de empréstimos e trocas de materiais entre instituições.

    Juliane Novo
    Membro

     

    Atuo como educadora de uma instituição que semanalmente desenvolve em reuniões uma formação continuada para todos educadores. Nesses encontros são discutidos temas para melhoria do serviço prestado nas ações educativas  como técnicas de pesquisas em educação museal, teorias de aprendizagem entre outros, mas assuntos como valorização e remuneração dos profissionais também se tornam pautas frequentes em nossos debates, mesmo que não sendo um tópico previsto para conversa. Vejo isso como um indicador da necessidade de regulamentação da área.

    Algo recorrente em nossos atendimentos e que não são contemplados pela formação é a procura pelos visitantes por informações da instituição e não da exposição aberta. Muitas vezes, as formações não envolvem assuntos relacionados a atualidade e história da instituições que promovem a exposição.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)