PNEM

Rafael Jose Barbi

Respostas no Fórum

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Planejamento Participativo #703

    Sim, são feitas apenas pelos grupos, por enquanto, porém em breve estamos estudando abrir isso para todos os visitantes, sim.  No momento estamos reunindo essas informações, e já colocamos em pauta a aplicação de algumas. Sobre a questão de retorno das informações para os grupos, confesso que não tinha pensado nisso, ótima sugestão!

    em resposta a: Planejamento Participativo #701

    Olá Ozias. A instituição que eu falo é o Museu da Cidade de Salto, localizado no interior de São Paulo. Aqui no Museu realizamos esse levantamento de forma simples, colocamos a disposição dos grupos cadernos para sugerirem e/ou criticarem o que viram aqui. Estamos iniciando também uma página no facebook com esse intuito, pois há alguns exemplos interessantes de instituições que utilizaram dessa ferramenta, como o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Ambas as ações estão sendo positivas, no caso do facebook, essa ação está em fase de testes, mas já houve boa recepção do público. Em relação a equipe do Museu, eles estão em sintonia com essas práticas, tanto que sempre são incentivados a fazer suas observações também, além de incentivar os visitantes a fazerem o mesmo.

    em resposta a: Estudo de público e não-público #688

    Olá Rita!

    Será que algo como uma audiência pública, com participação de professores das redes municipais, estaduais e particulares; além dos interessados em geral, seria uma saída?

    em resposta a: Planejamento Participativo #684

    Interessante colocação caro Ozias. Neste sentido aqui no Museu, já fazemos de uma forma mais simples, algo que tente trazer ao nosso conhecimento as necessidades da população em relação ao Museu, e isso trouxe questões muito pertinentes, que foram levantadas não só por visitantes da cidade, como também por visitantes vindos da Capital (São Paulo, no caso); a partir dessas observações estamos traçando o planejamento para o ano, sempre com diálogo com essas questões.

    em resposta a: Museu como ferramenta de Educação #682

    Sobre a questão do respeito a experiências locais, realmente é algo que falta em muitos museus, pois geralmente, há a construção e a imposição de uma identidade que acaba não contemplando todos os grupos da região e/ou da cidade. Creio que isso tem que ser mudado, pois além de dialogar de uma forma mais próxima e concreta com o meio que está inserido, isso serviria também como um diferencial para o próprio Museu, sendo que pode vir despertar o interesse e identificação dos estudantes com a história ali exposta.
    Por fim, proponho uma questão: De que forma começar isso? Já que é muito difícil museus já constituídos há um bom tempo realizarem mudanças, pois possuem resistência em mudar seu espaço expositivo permanente.

    em resposta a: Acessibilidade social e física #533

    Em relação a acessibilidade social, concordo com a Isabel, pois há muitos exemplos de museus que são construídos pela elite e para a elite, principalmente em cidades do interior do Brasil que ainda preservam a mentalidade patriarcal e da “tradição” de nome. Portanto é função do museu mudar esse cenário, questionando as suas reais necessidades e observar com outro viés o contexto em que está inserido, criando ações educativas e também ações que tragam o seu espaço expositivo para a realidade a qual está inserido e fomente o interesse de sua comunidade.
    No caso de acessibilidade física ainda há muito a ser feito, porém há bons exemplos que podem ser utilizados, como no caso do Museu Paulista, onde há elementos que inserem o deficiente visual na exposição.

    em resposta a: Fortalecimento do educador de museus #532

    Concordo com a ideia de investir na formação do profissional, porém, acredito que isso deve partir da graduação, no sentido que seja demonstrado para o discente a possibilidade desse campo, algo que em muitas universidades é mostrado de forma deficiente. No caso da especialização creio que é uma saída extremamente válida,  pois já que há especialização de ensino nas diferentes áreas, porque não criar um curso nesse sentido, porém voltado para a educação em museus; claro que nessa perspectiva cada área teria sua formação específica em determinado momento do curso, como por exemplo, cursos voltados para museus de artes, museus de astronomia e por aí vai.

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)