Inaugurado o Centro de Referência da Educação Museal do Museu Histórico Nacional

Durante as atividades da 13a. Primavera dos Museus, no último dia 23 de setembro, foi inaugurado o Centro de Referência da Educação Museal na Biblioteca do Museu Histórico Nacional.

O Centro conta com coleções especializadas que contêm livros, periódicos, materiais educativos, jogos, mídias digitais e material áudiovisual do Brasil e do mundo.

Destaca-se a Coleção Magaly Cabral, doada pela educadora e ex-coordenadora do CECA/ICOM-Brasil, fruto de uma vida inteira dedicada à educação museal e que contém, além de obras de referência especializada, publicações do Conselho Internacional de Museus e bibliografia sobre educação e museologia.

Com cerca de 500 obras já disponiveis para consulta, há ainda um acervo de cerca de 3 mil itens em processamento.

O CREM conta também com um acervo digital que reúne trabalhos acadêmicos e profissionais e pode ser consultado no local.

Entre as perspectivas futuras está a disponibilização online dos acervos do Centro pelo Tainacan, a oferta de consultoria a pesquisadores e a recepcão de estágios profissionais.

O CREM funciona na biblioteca do MHN, de segunda feira a sexta feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30.

O contato deve ser feito pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br ou pelo telefone 32990339.