PNEM

IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza

IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza

A Prefeitura promove, de 9 a 11 outubro, no Teatro São José, o IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza. Realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a programação do evento contará com debates, palestras e mesas redondas, além de oficinas realizadas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (IPHAN-CE) e com o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online.

Com o tema “Gestão do Patrimônio e Cidades Inteligentes”, o IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza tem como objetivo discutir sobre as práticas preservacionistas em cidades inteligentes, relacionando, de forma transdisciplinar, o conceito de sustentabilidade, produção de conhecimentos e construção do espaço vivido.

O evento é destinado, especialmente, a professores, estudantes, gestores públicos, produtores culturais, estudiosos da área de patrimônio e comunidade em geral interessada na temática, que poderão solicitar certificado de participação. “O seminário traz ao debate a importância de se pensar políticas patrimoniais pluralistas, capazes de valorizar a diversidade social, cultural e ambiental, heterogeneidades culturais e identitárias que garantem a inclusão social”, comenta Adson Pinheiro, gerente da Célula de Pesquisa e Educação Patrimonial da Secultfor.

Oficinas:

Prospecção Pictórica em Pinturas Parietais – Sondagem Cromática em Superfícies de Edificações Históricas, com Karen Carolina Silva Alves
Inscrições: http://bit.ly/2mulnyl
Número de vagas: 15
Data: 9 e 10/10
Horário: das 8h às 12h
Local: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, nº 299 – Centro), no dia 9, e Casa de Frei Tito de Alencar (Rua Rodrigues Júnior, nº 362 – Centro), no dia 10

Introdução à Gestão de Coleções: princípios básicos de documentação em museus, com Prof. Me. Saulo Moreno Rocha (MAUC-UFC)
Inscrições: http://bit.ly/2kPOiN6
Número de vagas: 40
Data: 9 a 11/10
Horário: das 8h às 12h nos dias 9 e 10/10; das 13h às 17h em 11/10
Local: Museu de Arte da Universidade Federado do Ceará – MAUC-UFC (Av. da Universidade, nº 2854 – Benfica)

Introdução à Conservação de Acervos Compostos por Papel, com Carolina Concesso Ferreira (IPHAN-CE)
Inscrições: http://bit.ly/2m4nCbw
Número de vagas: 10
Data: 9 a 11/10
Horário: das 8h às 12h, nos dias 9 e 10/10; das 13h às 17h, em 11/10
Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará – IPHAN-CE (Rua Liberato Barroso, nº 525 – Centro)

O livro “Pedro e a Pedra” e a Educação Patrimonial, com Drª. Cristiane Buco (IPHAN-CE) e Jeferson Hamaguchi (IPHAN-CE)
Inscrições: http://bit.ly/2m22Itz
Número de vagas: 30
Data: 10/10
Horário: das 8h às 12h
Local: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, nº 299 – Centro)

Caso o número de inscritos exceda a quantidade de vagas ofertadas, os participantes serão escolhidos mediante avaliação das informações submetidas na ficha de inscrição.

Programação completa

9 de Outubro
13h às 17h: Credenciamento
14h às 16h: Mesa de abertura “O Patrimônio Cultural no ensino básico e no ensino superior: olhares, avanços e perspectivas”, com Prof. Dr. Gilberto Nogueira (UFC) e Profª. Drª. Carmem Zeli de Vargas Gil (UFRGS)
16h30 à 18h: Conferência “Arquitetura Contemporânea, design e patrimônio cultural: diálogos possíveis?”, com Prof. Dr. Guilherme Wisnik (FAU-USP)

10 de Outubro
14h às 16h: Mesa Redonda “Ações efetivas para a Salvaguarda”, com os palestrantes Drª. Letícia Vianna (INCTI/UNB/CNPQ) e Prof. Dr. Gilmar de Carvalho (UFC)
16h30 às 18h: Conferência “Inventários: proteção, identificação e documentação dos bens culturais das cidades”, com Profª. Dra. Maria da Luz Braga Sampaio (Universidade de Évora)

11 de Outubro
9h às 10h30: Conferência de encerramento “Experiências de Intervenção e Gestão do Patrimônio Cultural – Ações e Resultados”, com Juca Ferreira (Secretário de Cultura do Município de Belo Horizonte)
10h30 às 11h30: Lançamento de Livros

Deixe um comentário