PNEM

Jornada do Patrimônio 2019

Jornada do Patrimônio 2019

Dando continuidade às celebrações do dia do patrimônio, comemorado no último dia 17 de agosto, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, (Secec) juntamente com a Secretaria de Estado de Educação organizaram a culminância das Jornadas do Patrimônio 2019. O evento, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, foi dedicado ao debate entre professores, agentes culturais, autoridades e sociedade civil acerca da valorização da educação patrimonial.

Foram apresentados projetos emocionantes, seja pelas tantas expressões de conflitos, oposições e boicotes a processos educativos que reivindicam memórias e reconhecimento dos patrimônios culturais em suas diversas formas e acepções. 

Liderado pela Subsecretaria de Patrimônio Cultural da Secec, o ciclo de palestras aconteceu no Espaço Cultural Renato Russo e teve como eixo temático a história da pré-Brasília, resgatando a memória do Distrito Federal antes e durante da construção da cidade. Com o foco em conscientização da importância da educação patrimonial, a jornada contou com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (IPHAN), professores da rede pública de ensino, membros da Universidade de Brasília e público em geral.

 Abrindo o ciclo de palestras, educadores e entusiastas da educação patrimonial interagiram com a plateia, mostrando as experiências das aulas referentes ao tema, projetos, saídas de campo e memórias culturais da cidade, como fotografias, obras e cartas feitas por alunos, com uma perspectiva sobre a “Brasília do futuro”.

Que as crianças e jovens aos quais tudo isso se destina, comprometidas com suas trajetórias, território e contextos, sejam capazes de atuar para construirmos identidades culturais mais sãs, maiores, múltiplas.

Deixe um comentário