Oficina Gestão de Riscos ao Patrimônio Museológico (DF)

O Instituto Brasileiro de Museus promove a oficina “Gestão de Riscos ao Patrimônio Museológico”, com carga horária de 12h. O minicurso presencial é parte do programa de capacitação técnica do Ibram

A Gestão de Riscos é a utilização integrada dos recursos e conhecimentos disponíveis, com o objetivo de prevenir riscos, minimizar seus efeitos e responder às situações de emergência. Nos museus, o risco está relacionado à probabilidade de algo acontecer causando danos e perda de valor aos acervos por meio da ação de um mais a gentes de riscos. Por tanto, conhecer os principais riscos, permite o melhor planejamento das ações a partir do estabelecimento de prioridades e melhor alocação de recursos.

Com esse intuito Ibram está promovendo uma série de ações voltadas para implementação de medidas de segurança nos museus, gerenciamento de riscos e capacitação visando a ampliação da capacidade de prevenção e resposta dos museus diante de ocorrência indesejadas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 18/10. Todas as informações estão disponíveis em http://ead.museus.gov.br/mod/page/view.php?id=1254&forceview=1

Critérios para preenchimento de vaga:
• Não é necessário ter formação específica;
• Terá prioridade quem trabalha em museus/instituições afins;
• Relevante exposição de motivos; e
• Ordem de inscrição

Inscrições: 10 a 24/10/2019
Confirmação das inscrições: até o dia 28/10/2019