Palestra sobre Acessibilidade em Museus

A tarde de sexta feira, dia 22 de novembro, foi marcada por uma deliciosa conversa sobre Acessibilidade, no auditório da sede do Ibram, em Brasília.

Com a palestra “Museus e Acessibilidade: Uma temática Contemporânea“, Isabel Portella (Pesquisadora de Acervo do Museu da República e Coordenadora do GT de Acessibilidade do PNEM) falou para uma grande plateia, composta por servidores do Ibram, estudantes de museologia e membros do Sistema de Museus do Distrito Federal. Tendo como base o lema “Nada para nós, sem nós”, Isabel ressaltou que além das adaptações arquitetônicas e comunicacionais, o treinamento e a sensibilização da equipe do museu são essenciais para garantir a segurança e a autonomia do visitante portador de deficiência.

Para dialogar com a Isabel, foram convidadas para compor a mesa de debates a Professora Dra. Maria Júlia Chelini, do Museu de Geociências da Universidade de Brasília e a arquiteta Rafaela Alves Felício, servidora da Coordenação de Espaços Museais, Arquitetura e Expografia (CEMAE/DPMUS/IBRAM). Maria Júlia trouxe ótimas contribuições ao debate com comentários sobre os dados estatísticos baseados no Censo de 2010, que revelou que cerca de 1/4 da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Rafaela mencionou o Projeto de Requalificação Arquitetônica e Expográfica dos Museus do Ibram, que resultou em um diagnóstico sobre as condições de acessibilidade em museus do Rio de Janeiro, que pode ser conferido na publicação Cadernos Museológicos: Acessibilidade a Museus.

A palestra fez parte do evento Diálogos PNEM, que pretende desenvolver conversas frequentes sobre os eixos temáticos do Programa Nacional de Educação Museal, tendo como palestrantes os Coordenadores dos GTs e outros convidados.