Projetos Educativos do Museu Imperial atenderam mais de 70 mil estudantes em 2013

O Setor de Educação do Museu Imperial, localizado em Petrópolis (RJ) e vinculado ao Ibram, atendeu, através de seus projetos educativos, um total de 70.530 alunos e professores ao longo de 2013. O número expressivo corresponde não só a instituições de ensino, mas também a grupos de organizações não governamentais, de projetos sociais promovidos por secretarias de governos municipais, entre outros.

O Rio de Janeiro foi o estado que mais participou dos projetos, com 58.849 alunos e professores visitando o Museu. Outros estados, porém, surpreenderam a equipe da instituição. Minas Gerais contou 8.129 estudantes e o Espírito Santo 1.475. A grande novidade, no entanto, veio do Pará. Apesar da distância, este estado chegou a somar um total de 169 estudantes.

Dentro deste panorama, o segmento do ensino fundamental se destacou com a vinda de 47.960 alunos e professores. Na sequência, aparece o ensino médio com 11.849. Já o público de instituições de nível superior e de educação especial teve um significativo aumento em relação aos anos anteriores: 2.105 e 166 respectivamente.

Os projetos educativos do Museu são aplicados por educadores que recebem treinamento da equipe técnica do Setor de Educação e envolvem não só as visitas mediadas ao palácio, mas também atividades com teatro de fantoches, a Caixa das Descobertas (exploração da história de objetos culturais), Um Sarau Imperial, o Projeto Petrópolis, dentre outras atividades especiais.

As instituições interessadas em participar de quaisquer projetos devem fazer seu agendamento junto ao Setor de Educação do Museu através do telefone (24) 2233-0345.