O PNEM na Semana de Museus

Estão abertas as inscrições para a 12ª Semana de Museus. De 29 de novembro de 2013 a 07 de fevereiro de 2014, museus e outras entidades culturais poderão se inscrever para participar dessa ação coordenada pelo IBRAM.

Museus e outras entidades culturais interessados em participar da 12ª edição da Semana devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 12 e 18 de maio de 2014, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus: as coleções criam conexões. A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir e distribuir o Guia da Programação.

Muitas atividades podem ser realizadas na Semana de Museus, como seminários, exposições, debates, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. Que tal inserir um debate sobre o PNEM na programação do museu em que você atua?

Na data provável de 20 de janeiro de 2014, vamos disponibilizar aqui no Blog o Documento Preliminar do PNEM, resultado da compilação de todas as propostas feitas nos fóruns de discussão virtual, abertos para debate público entre novembro de 2013 e abril de 2013. O Documento Preliminar contém as diretrizes, estratégias e ações propostas para cada eixo temático.

A nossa ideia é que este documento seja analisado e debatido na Semana de Museus, onde pode-se levantar novas propostas, adendos e outras considerações. A discussão final sobre o Documento será realizada provavelmente no Fórum Nacional de Museus. Em breve postaremos uma metodologia para orientar o debate e o encaminhamento de propostas.

Contamos com a articulação e empenho de todos na promoção deste debate! Vamos colocar o PNEM na pauta de discussões em 2014!