Com o objetivo de constituir diretrizes para as ações de educadores e profissionais dos museus na área educacional, fortalecer o campo profissional e garantir condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais, o Ibram promoveu consulta pública para construir o que a princípio seria o Programa Nacional de Educação Museal e posteriormente deveio na Política Nacional de Educação Museal.
A perspectiva de construção de um Programa Nacional de Educação Museal e os primeiros subsídios para essa realização são resultados do 1º Encontro de Educadores do Ibram, realizado em 2010, em Petrópolis, RJ, e estão apresentados na CARTA DE PETRÓPOLIS[1]. Então em 2011 o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou as bases para essa construção, de forma democrática e pautada na diversidade. Para possibilitar isso, o Blog do PNEM – versão inicial desse espaço virtual- hospedou fóruns virtuais de discussão organizados em 9 eixos que estiveram abertos à participação do público até o dia 07/04/2013.
As discussões foram organizadas em torno do alinhamento de marcos estruturantes e legais dos campos cultural e museal brasileiro como a Política Nacional de Museus, o Plano Nacional de Cultura (PNC), o Plano Nacional Setorial de Museus e o Estatuto de Museus – Lei 11.904/2009.
O documento base do PNEM foi elaborado a partir de documentos de referência sobre a Educação Museal para fundamentar a participação no processo. A fim de democratizar esse debate foi estabelecida uma metodologia que integrava discussões em modalidade virtual e encontros presenciais. Dessa forma, o Ibram possibilitou que a discussão abrangesse todo o território nacional e consolidou, a partir da construção coletiva, o documento preliminar da PNEM.
A fim de fornecer subsídios para a construção participativa do PNEM, propostas concernentes à Educação Museal foram elaboradas a partir dos marcos citados e estiveram abertas a eventuais alterações e/ou substituições. A intenção era que os interessados na construção do PNEM pudessem, democraticamente e de maneira colaborativa, formular as diretrizes do Programa, bem como a atuação profissional nos museus no que diz respeito à educação.
As propostas foram organizadas em 9 eixos temáticos que foram desenvolvidos por Grupos de Trabalho virtuais e seus respectivos coordenadores:
Os eixos representam temas estratégicos para o campo museal, em especial para a Educação em Museus, sobre os quais se propôs reflexão e debate.
PROPOSTAS PRELIMINARES
Após as discussões e os debates que aconteceram pelo país, foram contabilizadas 411 propostas e 355 destaques ao Documento Preliminar, distribuídos da seguinte forma: 52 diretrizes e 83 destaques; 117 estratégias e 127 destaques; 242 ações e 145 destaques.
Em 2014, durante o I Encontro Nacional do Programa Nacional de Educação Museal, realizado no 6ª Fórum Nacional de Museus, em Belém-PA, foram discutidas as diretrizes do GT Perspectivas Conceituais, cujo principal resultado foi a definição dos cinco princípios da PNEM, expressos no documento final do encontro, a Carta de Belém. Também durante o encontro foi discutida e definida a pertinência da criação de uma política pública para o setor e foi demandada a realização do II Encontro Nacional de Educação Museal.
A plenária também solicitou a realização do 2° Encontro Nacional do Programa como passo necessário para a criação e posterior implementação da PNEM. Assim, foi apresentada a necessidade da sistematização de conteúdo dos documentos elaborados durante o processo de construção da PNEM.
Para a realização da sistematização e organização do documento preliminar foi contratada uma consultoria cujo trabalho foi acompanhado de forma efetiva pela equipe da Coordenação de Museologia Social e Educação – Comuse/ DPMUS/Ibram e pelos representantes dos GTs do PNEM por meio de reuniões sistemáticas e diálogos contínuos. O documento sistematizado foi organizado a partir de três novos eixos: Gestão; Profissionais, Formação e Pesquisa e Museus e Sociedade. A proposta de Documento Final contou com aglutinações e supressões de propostas, de acordo com sua pertinência a uma política específica de Educação Museal e à adequação a um documento orientador sintético e representativo das diversas propostas, regiões e realidades expressadas no processo de construção coletiva da PNEM.
Foram realizadas reuniões com a participação dos coordenadores dos GTS e a da consultora para a formulação de propostas de diretrizes, além de reuniões regionais para a discussão da proposta de documento final da PNEM.
Durante o II Encontro Nacional do Programa Nacional de Educação Museal, realizado no âmbito do 7º Fórum Nacional de Museus, em Porto Alegre-RS. O texto final da Pnem totalizou 19 diretrizes, aprovadas a partir de proposições apresentadas pelos Grupos de Trabalho correspondentes aos eixos da proposta de documento final levada ao encontro.
A plenária do encontro também aprovou a Carta de Porto Alegre, que registra compromissos importantes, tais como publicar o Caderno da PNEM, realizar pesquisas sobre o atual estágio de desenvolvimento da Educação Museal no Brasil, realizar o 1º Encontro de Educação Museal até o 8º Fórum Nacional de Museus, garantir um espaço para discutir questões de Educação Museal nos Fóruns Nacionais de Museus e incentivar a realização de seminários regionais para discussão e implementação da PNEM em parceria com as REMs.
No dia 30 de novembro de 2017, foi publicada a Portaria nº 422, que dispõe sobre a PNEM e dá outras providências. Assim, concluiu-se mais uma etapa do processo democrático de construção da PNEM, a ser implementada e avaliada pelo Ibram, em colaboração com as REMs e de forma aberta e articulada à sociedade civil.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |