PNEM

Caminhos Arquitetônicos

Nome da Instituição: Casa do Baile

Responsáveis pelo projeto: Cássio Gonçalves Campos

Objetivo: Oferecer ações de mediação extra museal e expandir os conceitos de acervo e patrimônio in loco através de trajetos de caminhada na Pampulha.

Período de realização: Maio de 2013, havendo edições periódicas na Pampulha e em outras áreas da cidade. O projeto se expandiu de forma colaborativa com a participação de  educativos  de outros espaços museais da cidade.

Públicos atingidos: Público geral.

Descrição da ação: O projeto “Caminhos Arquitetônicos” propõe ações de mediação extra museal ao oferecer caminhadas em trajetos distintos na lagoa da Pampulha. São abordadas questões relativas à arquitetura, história, geografia, natureza, meio ambiente, evolução urbana e outras que apareçam.

Busca-se de forma crítica e participativa a reflexão de tópicos relacionados ao patrimônio: apropriação e legitimação. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha possui projeção mundial sobretudo pela arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e as caminhadas buscam oferecer uma visão “de fora” desses lugares e fomentar um olhar para outros elementos, tangíveis ou não, que compõem essa importante paisagem cultural da cidade.

São escolhidos e testados trajetos na Pampulha com duração média de duas horas e meia e escolhidos alguns pontos de interesse para parada e mediação. Nesses locais são utilizadas fotografias antigas e estimulado o exercício de comparação das transformações ocorridas nesses lugares. São atividades de custo baixo e de boa aceitação do público. As caminhadas são realizadas em parceria com outros programas educativos e outras edições ocorreram em outras partes da cidade.