PNEM

Oficina de Educação Museal

Nome da Instituição: Museu Casa da Hera – Ibram/MinC

Responsáveis pelo projeto: Cinthia Rocha – Técnica em Assuntos Educacionais,

Objetivo: Dentre os projetos educativos, o primeiro a ser colocado em ação foi a Oficina de Educação Museal, destinada aos funcionários e servidores da Casa. A oficina tem por objetivo possibilitar aos colaboradores do Museu a aquisição de conhecimentos sobre a história do local e de seu acervo. Acredita-se que essa ação seja de suma importância, porque contribui para ampliar o vínculo entre instituição e seu corpo funcional, que, munido de mais informações, passa a compreender e valorizar mais a função que executam.

O Museu Casa da Hera foi criado em 1968 pelo IPHAN. Em 2009, a Casa e seu acervo passaram para a guarda do recém criado Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura. Durante a mudança administrativa, o Museu permaneceu fechado por alguns meses, gerando um sentimento de frustração e distanciamento entre a comunidade e a instituição. Quando a nova direção e os novos servidores assumiram a gestão a partir de outubro de 2010, o grande desafio era reaproximar a população de seu patrimônio. Assim, os primeiros projetos criados buscaram promover a apropriação do local pela comunidade, contribuindo para a dessacralização do espaço museal.

Período de realização: Semanalmente, desde janeiro de 2011.

Públicos atingidos: Equipe de servidores e terceirizados do Museu Casa da Hera.

Descrição da ação: Os encontros ocorrem semanalmente, buscando tratar temas diversos de interesse da equipe. Os demais servidores também foram responsáveis por ministrar algumas das oficinas, como, por exemplo, quando o assistente técnico e, na época, diretor substituto, Cirom Duarte e Alves, falou sobre direitos trabalhistas ou quando a museóloga, Aline Bougleux, ensinou técnicas de encadernação. O projeto teve uma boa aceitação pelo público alvo, que se demonstrou participativo e interessado. Proporcionou o aumento da auto-estima dos funcionários, especialmente dos terceirizados, que se sentiram mais integrados ao processo de reestruturação da instituição. Além dos resultados diretos relacionadas ao público, a oficina traz o benefício de permitir a sistematização da pesquisa sobre a história do Museu, uma vez que é necessário o trabalho de preparo do material que vai ser passado aos funcionários e de elaboração das falas de cada oficina. Assim, a demanda permitiu que se ampliassem as leituras e que se buscassem novos dados sobre a Casa.