Publicação um Sopro de Liberdade – Programa artístico educativo dedicado a jovens em medida socioeducativa de internação

Nome da Instituição: Projeto “Local e Confinamento”- Ministério da Cultura do Brasil

Responsáveis pelo projeto: Adriana Prado

Objetivo:  A fim de auxiliar no processo de ressocialização e reinserção social dos jovens privados de liberdade são enunciadas oito propostas de atividades na publicação Um Sopro de Liberdade.

Período de realização: Em dezembro de 2012, foi testada a possibilidade das estratégias educativas do Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo (Lisboa, Portugal) flutuar e atuar no centro socioeducativo. Em janeiro de 2014, uma das propostas de atividades foi executada no centro socioeducativo, em Brasília, Brasil.

Local de realização: As propostas de atividades, com os conteúdos referentes à Coleção Berardo e a zona patrimonial de Belém (Lisboa, Portugal), podem ser executadas em centros socioeducativos de qualquer parte do globo.

Públicos atingidos: Jovens em conflito com a lei, sentenciados a privação de liberdade, em cárcere.

Descrição da ação: No ano de 2014, entre os dias 20 de janeiro a 17 de fevereiro, no centro socioeducativo em Brasília, foi desenvolvida uma das atividades descritas na publicação Um Sopro de Liberdade, e trabalhou com 80 jovens em conflito com a lei.

A atividade desenvolvida, chamada “Grandes Navegações Portuguesas”, apresenta e dinamiza conteúdos através de jogos, estratégias lúdicas, reflexão crítica e desafios criativos.

A partir de 3.000 pássaros de origami produzidos pelos jovens foi possível formar a representação de uma caravela, em formato de móbile (dimensão 7m de largura por 4m de altura). No dia seguinte à montagem do objeto artístico ocorreu o vernissage. E para estabelecer o desfecho da contextualização dos conteúdos expostos, após um mês de findada a atividade in situ, o público-alvo recebeu cartões postais com imagens do Museu Coleção Berardo, da Coleção Berardo, do local de onde partiram as navegações portuguesas durante o século XV e etc. Em resposta, os jovens escreveram cartas sobre o processo que vivenciaram.

Assista ao vídeo (completo): Arte no Cárcere.

Publicação (em três versões):

Um Sopro de Liberdade

Un Soplo de Libertad