Nome da Instituição: Museu Casa da Hera – Ibram/MinC
Responsáveis pelo projeto: Cinthia Rocha – Técnica em Assuntos Educacionais
Objetivo: Algum tempo atrás, quando o e-mail não existia e a internet era somente um devaneio da ficção científica, muitas moças apaixonadas, pais angustiados e homens de negócio esperavam ansiosamente por uma pessoa: o carteiro. Era ele o portador das notícias daqueles que estavam longe, de documentos importantes, de cartas de amor… Escrever para se comunicar era mais que um hábito: era uma necessidade em um mundo sem redes sociais. Mas, não é porque hoje existem muitas outras formas de comunicação, que precisamos perder o prazer de esperar por uma correspondência. O Clube do Postal, criado e desenvolvido pela equipe do Museu Casa da Hera, tem o objetivo de reunir os saudosistas, os aficionados e também aqueles que, pela pouca idade, nunca desfrutaram da satisfação de trocar cartões postais.
O Museu Casa da Hera foi criado em 1968 pelo IPHAN. Em 2009, a Casa e seu acervo passaram para a guarda do recém criado Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura. Durante a mudança administrativa, o Museu permaneceu fechado por alguns meses, gerando um sentimento de frustração e distanciamento entre a comunidade e a instituição. Quando a nova direção e os novos servidores assumiram a gestão a partir de outubro de 2010, o grande desafio era reaproximar a população de seu patrimônio. Assim, os primeiros projetos criados buscaram promover a apropriação do local pela comunidade, contribuindo para a dessacralização do espaço museal.
Período de realização: Os cartões postais estão disponíveis ao público na entrada no Museu desde fevereiro de 2012.
Públicos atingidos: Visitantes do Museu, tanto espontâneos quanto em grupos.
Descrição da ação: Os cartões postais do Museu são distribuídos aos visitantes e postados gratuitamente para aqueles que assim desejarem. Os objetivos são divulgar a imagem institucional do Museu Casa da Hera, através da ampliação da circulação de seus postais, contribuir para a resignificação da imagem do Museu, através do fortalecimento de vínculos afetivos estimulados pelo envio do postal da instituição e fortalecer o processo de apropriação do patrimônio – material, imaterial e natural – pela divulgação de postais variados com imagens desses locais e manifestações.