Projeto Redescobrindo o Serro – Igreja da Purificação e suas memórias

Nome da Instituição: Museu Regional Casa dos Ottoni

Responsáveis pelo projeto: Leandro Aquino Mendes; Marcela Mazzilli Fassy.

Objetivo: A ação teve por objetivo promover um trabalho de educação patrimonial voltado para as memórias relacionadas à Igreja da Purificação (demolida na década de 1920), sendo que o acervo do Museu conta com fragmentos da igreja demolida e imagens de roca pertencentes à mesma e que compunham a extinta Procissão de Cinzas. O projeto teve também por objetivo promover uma maior integração entre museu e comunidade, despertando as memórias dos moradores sobre a cidade, suas tradições, transformações e importância da preservação do patrimônio.

Período de realização: Maio 2011

Públicos atingidos: Rede escolar (cerca de 200 alunos do 4º ano de 3 diferentes instituições de ensino), e comunidade em geral

Descrição da ação: O trabalho contou com pesquisa documental nos arquivos de Serro e Diamantina e entrevistas orais com a população. Como produto final, ocorreu a exposição “Igreja da Purificação e suas memórias”, que reuniu o acervo do museu referente à igreja e à procissão de cinzas (fragmentos remanescentes, imagens de roca, fotografias, informações históricas e relatos orais); e atividade de confecção de réplicas das imagens de roca com garrafas pet, direcionada à rede escolar. Ocorreu também um tour histórico com os alunos que passaram pelo local onde se encontrava a antiga igreja, levando à reflexão sobre as transformações e usos da paisagem urbana e sobre a preservação do patrimônio local.

O trabalho incluiu preparação prévia dos professores e escolas envolvidos, com elaboração de material didático, sendo sua duração total de 6 meses, que incluíram planejamento, pesquisas documentais, entrevistas com moradores, reuniões com escolas locais e prefeitura, preparação da exposição e ação educativa voltada para a rede escolar.