Visitas ao Museu Lasar Segall: Formação para um professor-educador

Nome da Instituição:  Museu Lasar Segall

Responsáveis pelo projeto: Elaine Fontana

Objetivo: objetivo de oferecer subsídios ao professor que pretende trazer seu grupo ao Museu Lasar Segall e em outras instituições culturais de maneira independente, sem a assistência de equipe educativa.

Período de realização: O curso contou com três módulos realizados em abril, maio e junho de 2013. A partir desses encontros os professores participantes puderam trazer seus alunos ao museu e colocaram em prática as estratégias trabalhadas no curso. Recebemos 9 turmas do Colégio Dante Alighieri em junho do mesmo ano.

Públicos atingidos:Professores

Descrição da ação: Levando em consideração a grande procura de escolas por visitas ao Museu Lasar Segall e a agenda modesta, o curso teve como objetivo preparar os professores para que eles mesmos pudessem mediar a visita dos seus alunos ao museu.

Nos três encontros realizados foram abordados os seguintes assuntos: Lasar Segall (vida e obra), exposição de longa duração, leitura de imagem (concepções teóricas e práticas) e prática de visitação. Aos participantes foram oferecidos horários extras para as atividades com os alunos, sobre as quais fizemos acompanhamento e avaliação por amostragem.

O Colégio Dante Alighieri trouxe 9 turmas no mês de junho. Como a sala de exposição é pequena as visitas eram realizadas antes do horário padrão das visitas atendidas no museu.