Curso de Formação de Agentes Comunitários para o Patrimônio Cultural.

Nome da Instituição: Museu de Arte de Belém – MABE

Responsáveis pelo projeto: José Claudio Carvalho Teixeira

Objetivo: Projeto de caráter extensivo de formação de multiplicadores culturais nas comunidades. O objetivo do curso é orientar, aprofundar conhecimentos teóricos na área da cultura e promover a qualificação de jovens líderes, incentivando a produção e gestão de projetos desenvolvidos pelas comunidades, assim como formar agentes multiplicadores em patrimônio cultural e aproximar as relações institucionais a partir das ações junto às comunidades e promover a difusão do patrimônio cultural de Belém, promovendo com isso a inclusão cultural. Facilitar acesso e dar formação na área de patrimônio cultural, proporcionando qualificar lideranças da juventude envolvidas diretamente na organização e execução de projetos culturais, nas diversas comunidades da cidade. Mais que um conjunto de atividades orientativas, um curso de formação com a capacidade curricular e técnica, que proporcione uma formação básica com qualidade visando alcançar o conjunto dos objetivos e anseios das demandas populares na área cultural.

Período de realização: No ano de 2005/2006, realizados no período de janeiro a abril, o primeiro; e setembro a novembro, o segundo. Posteriormente desenvolvemos a terceira e quarta edições do curso durante o ano de 2007.

Públicos Atingidos: A juventude de 15 a 30 anos. Em geral a juventude das regiões mais carentes da cidade onde estejam sendo desenvolvidos projetos sociais culturais pela comunidade.

Descrição da ação: O projeto foi gerenciado e se desenvolveu a partir da organização do setor de Ação Educativa do MABE. Tem como alvo a juventude e é desenvolvido em conjunto com os outros departamentos da FUMBEL (Patrimônio Histórico, Ação Cultural, Biblioteca municipal Avertano Rocha), com a participação de grupos culturais e entidades comunitárias que desenvolvem atividades ligadas à cultura, lazer ou esporte, nos diversos bairros de Belém. A ação tem como perspectiva desenvolver um conjunto de atividades de formação com caráter educativo-culturais a partir de curso organizado pela Fumbel com carga horária de 60 horas. Os participantes deverão desenvolver atividades sobre os seguintes aspectos: Patrimônio Cultural, Leis de incentivos, como elaborar projeto sócio-cultural, no qual devem aprender conceitos de patrimônio material e imaterial, políticas culturais, noções de história da arte, cultura popular e cultura regional. Também estão inseridos, dentro do programa, conhecimentos sobre leis de incentivo a cultura, como a Lei Rouanet, Semear, Rouanet, Tó Teixeira e Guilherme Paraense, além de noções de estrutura de projetos, linguagem técnica dos projetos, mídias culturais, divulgação e marketing no projeto cultural e prestação de contas do financiamento de projetos.

Em geral o curso fora planejado, organizado e desenvolvido levando em consideração o espaço de tempo de um semestre, dividido em 03 etapas, de 20 horas cada uma, com carga horária total de 60 horas. Cada uma dessas etapas semanal mensal. Subdividido, por exemplo, em;

– Primeira etapa: aulas teóricas e debates sobre políticas públicas, cultura, Leis de incentivo, Patrimônio Histórico, preservação e financiamento público. Primeira semana do mês de abril, 05 dias por semana, 04 horas por dia.

– Segunda etapa: Segunda semana do mês de maio. Conversas com artistas e produtores culturais com projetos financiados pelo poder público, relato de experiências dos participantes sobre as principais dificuldades na organização e execução de projetos culturais em suas comunidades, atividades de campo e elaboração de um pré-projeto cultural.

– Terceira etapa: segunda semana do mês de junho. Aulas sobre a prestação de contas de projetos financiados com recursos públicos, o marketing cultural, elaboração final do projeto. Apresentação dos trabalhos concluídos e formação dos alunos, com entrega de certificados.

A equipe executiva do projeto é composta por setores representantes da FUMBEL-FUNDAÇÃO CULTURAL DE BELÉM, no projeto: Museu de Arte, Patrimônio Histórico, Departamento de Ação Cultural, Biblioteca municipal. O MABE foi o gerenciador do projeto a partir da equipe técnica do setor de ação educativa do museu. Alem disso, o curso contou com participação de diversas outras entidades e profissionais convidados, no sentido de proporcionar a mais ampla visão sobre a variedade dos temas tratados. O financiamento, previamente planejado, incluía material xerocado, lanche, vale-transporte para os alunos fazerem deslocamentos, aquisição de material de expediente e pagamento de palestrantes, quando fora o caso.

Acesse os links para maiores informações:  WWW.abn.com.br – Agência Brasileira de Noticias. Mabe forma agentes para patrimônio cultural.

WWW.orm.com.br – Portal ORM – Caderno Entretenimento – Mabe e Fumbel certificam agentes comunitários