O Museu recebe sua família

Nome da Instituição: Museu Regional de São João del-Rei

Responsáveis pelo projeto: João Luiz Domingues Barbosa (Diretor)

Ana Maria Nogueira Oliveira (Técnico em Assuntos Educacionais)

Objetivo: Aproximar e integrar os funcionários/servidores e suas famílias com a instituição; promover a inclusão sociocultural e democratizar o acesso a bens culturais; trabalhar na formação de público constante; divulgar a instituição enquanto espaço dinâmico de cultura e aprendizagem; contribuir para a ampliação de conhecimentos; fortalecer as relações do museu com a comunidade.

Período de realização: Dia 07/04/2013. A ação foi realizada apenas uma vez e após avaliação será ampliada para outras empresas da cidade e região por termos obtido um feedback positivo.

Públicos atingidos: Funcionários, servidores do museu e seus familiares.

Descrição da ação: Na tarde do domingo dia 07/04/13 reuniu-se no Museu Regional os funcionários /servidores e seus familiares para uma visita. O objetivo era que, além de conhecerem o local de trabalho do seu familiar e se conhecerem, as pessoas tivessem contato também com a coleção do museu.

A ação educativa, no entanto, teve seu início meses antes com aplicação de questionários e preparação da visita.  No dia e horas marcados, eles chegavam e eram conduzidos ao auditório, onde assistiram ao programa “Conhecendo Museus”, episódio do Museu Regional de São João del-Rei. Logo após foi falado do projeto e seu objetivo, bem como as etapas da visitação. Em seguida iniciaram-se as apresentações: cada funcionário ou servidor foi convidado a se apresentar e apresentar sua família e amigos.

Após a visita em que ressaltamos a participação dos envolvidos com comentários e observações, eles fizeram uma avaliação, através de um questionário e as crianças através de desenhos. Em seguida foi servido um lanche no jardim do museu.

Acesse o Links abaixo para mais informações:

Matéria do blog do MRSJDR:

Matéria veiculada em TV local e regional: