Criança: uma vida, uma inocência, um futuro

Nome da Instituição: Museu Casa Histórica de Alcântara

Responsáveis pelo projeto: Valdecy Onilton Coelho Cantanhede e Liz Renata Lima Dias.

Objetivo: Sensibilizar a população de Alcântara para problemas sociais em torno da infância e juventude, através de um evento anual.

Período de realização: No mês de outrubro nos anos 2010, 2011 e 2012.

Públicos atingidos: Comunidade em geral.

Descrição da ação: Esta ação é desenvolvida em conjunto com o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Alcântara. Na semana do dia 12 de outubro em que se comemora o dia da criança, o evento é aberto ao público. É organizada uma mostra no pavimento térreo do museu sobre uma temática social específica. Além da mostra, é disponibilizada uma sala de arte e leitura direcionada para o público infantil com livros paradidáticos, materiais de desenho e pintura. São também exibidos curtas, filmes e documentários, além de realizadas rodas de conversa com os jovens. Há a disponibilização de uma urna para a escolha do tema do ano posterior, cujo resultado é conferido e divulgado na semana de encerramento do evento. A partir de 2012 passou a integrar a ação um concurso de desenho e/ou redação sobre o tema do evento.

Em 2010, ano de abertura, foram trabalhadas as diversas formas de exploração do público infanto juvenil. Em 2011 o enfoque foi sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2012 o tema foi sobre as Drogas.

Para mais informações acesse o Blog do Museu de Alcântara.